Protagonista de Tieta, Betty Faria demora um pouco para aparecer na novela, o que consequentemente faz com que a personagem principal fique ausente durante os primeiros capítulos. Isso aconteceu como solução para um problema que Aguinaldo Silva teve que lidar quando escreveu a trama.
A produção do folhetim em 1989 aconteceu às pressas, após uma decisão de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. O então vice-presidente de operações da Globo ordenou que Tieta fosse a substituta de O Salvador da Pátria (1989), em cartaz naquela época.
A essa altura, já estava decidido que Betty Faria viveria a protagonista da trama baseada no romance de Jorge Amado. Foi aí que surgiu um grande problema: ela estava no ar em Salvador da Pátria, o que tornaria tudo inviável.
Boni trocou novela
Uma reportagem do Jornal do Brasil de março de 1989 informou que a Globo produziria uma versão do livro de Jorge Amado, mas sem especificar o formato. Na época, cogitou-se fazer da história de Tieta uma minissérie, mas uma publicação da Folha de S.Paulo em junho de 1989 trouxe a informação de que a obra seria a próxima novela das oito da emissora.
Até aquele momento, Barriga de Aluguel estava em produção para substituir O Salvador da Pátria na faixa das 20h. No entanto, Boni determinou a paralisação dos trabalhos e a suspensão da novela de Gloria Perez.
“O estilo folhetinesco da novela foi o motivo alegado pelo vice-presidente para a suspensão. A rede planeja abolir os excessos dramáticos do horário”, informou uma reportagem da Folha de S. Paulo na época. Com isso, Barriga de Aluguel foi transferida para a faixa das 18h.
O motivo do sumiço de Tieta
Tieta precisou ser produzida em tempo recorde para entrar no ar no horário das oito. Nessa correria, surgiu um outro problema: Betty Faria não conseguiu sair antes do fim de O Salvador da Pátria, em que ela interpretava Marina Sintra.
Diante disso, a atriz precisou sair das gravações da novela anterior diretamente para os trabalhos de Tieta. A solução que o autor Aguinaldo Silva encontrou foi deixar a protagonista sumida por mais tempo durante os primeiros capítulos. Assim, houve tempo para que ela pudesse fazer os dois trabalhos em sequência.
Porém, na reprise do Vale a Pena Ver de Novo, a protagonista deve aparecer antes. Isso porque, a Globo está acelerando o início da novela na edição.