A Globo pisou no acelerador e está antecipando acontecimentos de Tieta. A ideia da emissora é antecipar a volta de Tieta (Betty Faria) à cidade de Santana do Agreste na reprise do Vale a Pena Ver de Novo, já que isso demora um pouco para acontecer na versão original.
Para isso, a emissora passou a agilizar a edição da novela. Em sua primeira semana no ar, quando dividiu espaço com Alma Gêmea, a trama teve um capítulo original exibido na íntegra diariamente, com apenas um pequeno corte de alguns minutos na última sexta-feira (6).
Com o fim de Alma Gêmea na sexta passada, Tieta passou a ocupar toda a faixa horária desde a última segunda-feira (09). A Globo, então, começou a levar ao ar dois capítulos originais por dia, mas vem realizando muitos cortes.
Globo acelera o início de Tieta
Até o momento, Tieta só apareceu em cenas de flashback no primeiro capítulo da trama, sendo interpretada por Claudia Ohana. Ela acabou sendo escorraçada de Santana do Agreste pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), depois de ser flagrada na cama com um homem.
Desde então, a protagonista não deu mais as caras. Quando ela ressurgir na cidadezinha, já aparecerá sendo vivida por Betty Faria. Como isso demora vários capítulos para acontecer, a solução encontrada pela Globo para antecipar foi condensar dois capítulos originais em apenas um.
Quando a Tieta volta?
Essa mudança fará com que o retorno de Tieta aconteça cinco capítulos antes. Na versão original, a protagonista só reaparece no capítulo 16, mas na reprise ela já deve ressurgir no capítulo 11, que vai ao ar na próxima segunda-feira (16).
Vinte e cinco anos após ser humilhada e expulsa de Santana do Agreste, Tieta retorna muito rica em busca de vingança. Todos dizem que a filha de Zé Esteves enriqueceu após a ajuda de um comendador, mas a verdade é que durante todos esses anos ela trabalhou como prostituta e cafetina, e assim fez fortuna.
Na trama de 1989, a protagonista demorou para voltar porque na época Betty Faria estava no elenco da antecessora, O Salvador da Pátria (1989), e o autor Lauro Cézar Muniz não a liberou para sair antes. Com isso, a solução encontrada foi Tieta ficar alguns capítulos iniciais “sumida” para que a atriz tivesse tempo de gravar as cenas.