Uma das personagens mais icônicas das novelas, Tieta (Betty Faria) foi baseada em uma mulher que existiu na vida real. A inspiração para a protagonista da trama reprisada no Vale a Pena Ver de Novo veio de uma famosa cafetina do interior de São Paulo.
Escrita por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, a novela Tieta é livremente inspirada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado. O autor baiano, no entanto, se inspirou em uma mulher real para escrever a história que depois se tornou sucesso na televisão.
A história da Tieta da vida real
De acordo com uma reportagem da Folha de S. Paulo de setembro de 1994, a história da obra surgiu em 1974, depois que o escritor visitou um primo que morava na cidade de Assis, localizada no interior de São Paulo.
Na localidade, Jorge Amado conheceu uma cafetina chamada Antonieta, famosa na região, e teria ido até a casa dela. Ainda segundo a publicação, ela não explorava as mulheres que trabalhavam para ela, faturando apenas com o que os fregueses gastavam com consumo no lugar.
Antonieta chegou na cidade paulista para trabalhar como doméstica e virou funcionária na casa de Antônia de Assis, uma cafetina. Porém, depois acabou se tornando prostituta e virou concorrente da antiga patroa.
A novela da Globo
O lançamento do livro Tieta do Agreste aconteceu em 1977, três anos depois de Jorge Amado ter conhecido a tal mulher, e o mesmo ano em que ela morreu. Já o folhetim da Globo só foi ao ar em 1989.
Na novela de Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, Tieta (Claudia Ohana) é expulsa da fictícia Santana do Agreste aos 18 anos por causa de seu jeito rebelde e sensual, além do envolvimento com homens.
Vinte anos depois, ela retorna muito rica para se vingar, alegando que recebeu ajuda de um comendador. No entanto, perto do fim da história, vem à tona a verdadeira origem da fortuna da protagonista: ela virou prostituta e depois cafetina em São Paulo durante os anos que passou longe de Santana do Agreste.
Tieta se tornou um dos maiores sucessos da dramaturgia, tanto que a Globo escolheu a novela para volta no Vale a Pena Ver de Novo abrindo as comemorações de seus 60 anos.