Desde a morte de Leôncio (Leopoldo Pacheco), Malvina (Maria Ribeiro) tem se demonstrado muito aflita e tensa. E, agora, com a prisão de Helena (Fernanda Nobre) nem se fala. Durante uma conversa com Geraldo (Caio Junqueira) sobre o caso, ela afirmará estar muito preocupada com o que possa acontecer com a esposa de Diogo (Luigui Palhares) caso a mesma seja dada como culpada pela morte de Dr. Paulo (Fábio Junqueira).
Em seguida, Geraldo tentará acalmá-la: “Se depender de mim, ela não vai ser”, assegurará ele. “O problema é que não depende de você. Eu não aguento mais. Tanto sofrimento. Só tenho vontade de chorar e de gritar”, confessará a viúva.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de A Escrava Isaura
Logo depois, o irmão de Branca (Renata Dominguez) não conseguirá se mostrar resistente aos seus encantos e dirá: “Dói meu coração vê-la assim tão triste. Minha doce Malvina. Você é a mais celestial de todas as mulheres que já conheci”.
Após a declaração, o homem continuará a xavecando, até que, em um certo momento, não resistirá e a beijará apaixonadamente. Porém, o que os dois não esperavam era que fossem dar de cara com Henrique (Gabriel Gracindo) bem na hora. “Eu tentava consolar Dona Malvina”, explicará Geraldo bastante envergonhado com a situação.
Julgamento de Helena
Após ter confessado através de uma carta enviada ao Sargento Aloísio (Rodrigo Zanardi) que matou Dr. Paulo (Fábio Junqueira), Helena (Fernanda Nobre) acabou livrando seu marido Diogo (Lugui Palhares) da cadeia e, ao mesmo tempo, indo parar atrás das grades.
Na mesma cela que Isaura (Bianca Rinaldi), a jovem tentará ser acalmada pelo Coronel Sebastião (Paulo Figueiredo), já que o dia de seu julgamento pelo crime foi marcado. Logo após, seu pai sairá da delegacia e encontrará Serafina (Maria Cláudia) e Margarida (Thaís Lima) na rua e, com isso, implorará para que as duas venham depor a favor da filha.
Em contrapartida, Dr. Diogo sairá em busca de uma testemunha que presenciou a morte de Paulo e o que realmente motivou o homicídio, mas não terá sucesso. Enquanto isso, Helena ficará bastante apreensiva com o que possa acontecer e temerá pela sua vida, mas Isaura a consolará.
Passado alguns dias, chegará o tão aguardado julgamento da filha do Coronel Sebastião. No local, várias pessoas irão testemunhar contra e a favor de Helena. Até que o promotor chegará a uma conclusão sobre o caso e decidirá julgá-la como a culpada pela morte do Dr. Paulo.
Porém, um fato inesperado acontecerá no local. Geraldo (Caio Junqueira) aparacerá no tribunal com uma testemunha-chave, Eugênia, que falará a favor de Helena e a livrará da condenação, explicando que, na verdade, ela foi vítima do Dr. Paulo, que tentou matá-la, e que precisou se defender para não perder a vida. Com isso, a jovem será inocentada. Não perca as emoções dos próximos capítulos de A Escrava Isaura, no ar de segunda a sexta, às 15h15, na Record TV.