
Leia o resumo da novela A Escrava Isaura (10/11 a 12/12/2025) e fique por dentro dos principais acontecimentos da semana. A trama, produzida pela RecordTV, é de autoria de Tiago Santiago, baseada no romance homônimo de 1875, escrito por Bernardo Guimarães. Foi ao ar pela primeira vez entre 18 de outubro de 2004 e 29 de abril de 2005, em 167 capítulos. Protagonizada por Bianca Rinaldi, no papel de Isaura, a trama conta ainda com Leopoldo Pacheco, Théo Becker, Patrícia França, Renata Dominguez, Mayara Magri, Jackson Antunes, Gabriel Gracindo e Maria Ribeiro nos papéis principais.
Resumo da novela A Escrava Isaura
Capítulo 051 – segunda, 10 de novembro
Raimundo vai até casa de Tomásia pedir para trabalhar com ela. Geraldo conta a Álvaro que Branca vai doar suas jóias para a Sociedade Abolicionista. André ouve os passos da tropa do capitão-do-mato atrás deles. André se faz de isca para o capataz. Raimundo chicoteia o escravo que não fugiu. Violeta conta a Belchior que Flor de Liz foi quem entregou o ataque a fazenda para Leôncio. Tomásia quer colocar um espia na fazenda de Leôncio. Isaura e Miguel saem do esconderijo e fogem na direção oposta a de André.
Leôncio vê o fantasma de seu pai e desmaia. André consegue fugir da vista do capitão do mato e vai para onde está Isaura. Branca dá jóias para Álvaro como doação. André conta a Isaura sobre Moleca. Diogo é chamado pelo Cel. Sebastião para consultar Helena que está muito doente. Helena e Diogo trocam olhares e recitam poemas. André apresenta Isaura e Miguel a Moleca que se irrita. Cel. Sebastião negocia com Leôncio a devolução de Rosa e a liberdade de Henrique. Chegam mais escravos com armas no quilombo. Raimundo vai até casa de Tomásia pedir para trabalhar com ela.
Capítulo 052 – terça, 11 de novembro
Moleca diz para Isaura ficar longe de André. Joaquina e João se lamentam por terem de voltar para a casa de Leôncio. A Condessa aceita e o coloca como um espia na fazenda de Leôncio. Rosa fica feliz em saber que seu pai foi negociá-la. Moleca diz para Isaura ficar longe de André. André diz a Moleca que ama Isaura. Tomásia quer um acompanhante para cuidar de seu irmão enquanto ele está em coma. Dr. Paulo fica irritado com a visita que Diogo fez a sua amada. Helena não acha justo entregar Joaquina e João de volta para Leôncio. Cel. Sebastião vai ao encontro de seu filho para lhe contar sobre sua liberdade. Leôncio e Rosa dormem juntos. Isaura quer ir embora do quilombo.
Álvaro diz a sua mãe que procura por seu grande amor. João, Joaquina e o Cel. Sebastião vão para a fazenda de Leôncio. Malvina quer entregar um bilhete para Leôncio pedindo que ele não maltrate os pobres escravos. Bernardo mostra um diamante para André. Coronel Sebastião troca papéis com Leôncio. Rosa é chamada de filha pelo coronel. Cel. Sebastião entrega o mandado para o sargento, em frente à cela de Henrique. João e Joaquina são mandados para senzala. Leôncio quer invadir o quilombo. Raimundo avisa a Tomásia sobre o ataque que Leôncio quer fazer no quilombo. A condessa decide então enviar novas armas e um mensageiro para lá.
Capítulo 053 – quarta, 12 de novembro
Miguel planeja fugir com Isaura. Miguel planeja fugir com Isaura. Leôncio se sente só. João e Joaquina continuam trancados na cela. Leôncio tem outra visão de Almeida. André e Moleca preparam o quilombo para o ataque da tropa de Leôncio. Rosa dá abrigo a Flor-de-Lis. Perpétua vai a casa de Estela. Álvaro diz que vê Branca como irmã. Henrique enfrenta Sebastião.
Dr. Paulo atende Leôncio e diz que ele está demente. Sebastião expulsa Flor-de-Lis do quarto de Rosa. Henrique vai ao quilombo lutar a favor de Isaura. Gioconda sente-se mal e Diogo a socorre. Leôncio percebe que sua tropa está desfalcada. Diogo recebe uma mensagem de Sebastião e vai a sua fazenda. Sebastião se irrita com a desobediência de Henrique. Moleca chama Bernardo para defender o quilombo. Isaura e Miguel fogem do quilombo.
Capítulo 054 – quinta, 13 de novembro
Isaura e Miguel adotam Pedrinho. Pedrinho mostra o caminho para Muriaé para Isaura e Miguel. Diogo e Helena recitam versos e se enamoram. Sebastião visita Rosa. Henrique chega ao quilombo. Francisco duvida que Leôncio pagará a recompensa pela captura de Isaura. André convence os escravos da tropa de Leôncio a viverem no quilombo e desistirem do ataque. Francisco e Martinho também desistem do ataque. Sebastião conversa com Paulo no bordel.
Raimundo recebe um beijo de Rosa. O quilombo festeja a vitória. Leôncio tem outro pesadelo com Almeida. Isaura e Miguel adotam Pedrinho. Tomásia se alegra com as alucinações de Leôncio. Leôncio se irrita com a perda de escravos. Miguel, Isaura e Pedrinho encontram a Milícia, mas não são reconhecidos. Álvaro e Geraldo chegam bêbados em casa. Isaura fica assustada com a volta da Milícia. Leôncio diz que chegou a hora de João e Joaquina.
Capítulo 055 – sexta, 14 de novembro
Miguel acredita que eles estão em terras indígenas. Miguel, Isaura e Pedrinho conversam ao redor da fogueira sobre a situação de João e Joaquina. Martinho pressiona Rosa para contar onde está Isaura. Leôncio não consegue manter o equilíbrio e se apóia no piano. Em pânico e de olhos arregalados, Leôncio chama seu capanga. Raimundo ajuda João a esconder os restos de comida e bebida e logo em seguida vai atender a um chamado de Leôncio que tem várias alucinações chegando a confundir o Dr. Paulo com os negros quilombolas. Helena devora a comida na sua frente para não ser examinada pelo Dr. Paulo. Miguel escuta passos próximos a fogueira. Atrás da árvore se esconde um índio com o rosto pintado de vermelho e preto. Tomásia e Gioconda conversam sobre o Coronel Sebastião e Gabriel.
Raimundo conta ao Dr. Paulo que Leôncio tomou um remédio e logo depois ficou estranho. Miguel acredita que eles estão em terras indígenas. Geraldo convida Álvaro e Perpétua para irem a sua casa. Raimundo conta a Tomásia que Leôncio já sabe sobre o remédio que ela enviou para ele.Cel Sebastião se lamenta para suas filhas e diz a elas que é um fracasso como pai. Miguel consegue uma charrete para seguirem viagem. Bernardo mostra um diamante bruto para Henrique. André pede ajuda aos quilombolas para salvar João e Joaquina. Rosa se arruma para visitar Leôncio. Malvina pede Belchior que leve uma carta à seu marido manifestando sua intenção de visitá-lo. Leôncio ameaça Raimundo por causa do remédio que ele bebeu. Dr. Diogo examina Helena. Gabriel abre os olhos de repente. Miguel fala para Isaura sobre uma chácara para alugar em São Paulo.
Novela A Escrava Isaura: resumo semanal de 17 a 21 de novembro de 2025
Capítulo 056 – segunda, 17 de novembro
Isaura chora de alívio. Gabriel fica de olhos abertos, mas continua imóvel. Diogo se declara para Helena. Miguel chega na chácara em São Paulo e consegue negociar com o proprietário o aluguel. Henrique e Bernardo garimpam os diamantes no meio do cascalho. Cel. Sebastião diz a Helena que é com o Dr. Paulo que ela se casará. Belchior entrega a carta de Malvina para Leôncio e ele decide escrever uma carta de resposta. Tomásia recebe uma caixa de presente, mas ao abri-la sai uma aranha asquerosa.
A condessa fica brava e decide enviar um presente ainda mais letal para o Leôncio. Leôncio dá tapas na cara de Joaquina covardemente, mas pára ao ouvir os chamados de Rosa. Leôncio leva Rosa para seu quarto. Malvina recebe carta de Belchior. Helena está perto e desaprova. Álvaro diz a sua mãe que não está certo se pede a mão de Branca em casamento. Decide dar uma volta para pensar no assunto. Isaura sai para passear com Pedrinho. Álvaro e Isaura se encontram e trocam olhares.
Capítulo 057 – terça, 18 de novembro
Isaura se esconde de Álvaro por timidez, mas ele se diverte com esse joguinho de sedução. Helena diz a seu pai que se ele a forçar a se casar com o Dr. Paulo ela fará um escândalo. Malvina chega na fazenda. Leôncio ouve o barulho da charrete e pede para que Rosa vá embora. Rosa vai para o quarto antigo de Isaura para que Malvina não a veja. Leôncio vai encontrar Malvina. Moleca quer ajudar André a libertar seu pai e sua tia. Rosa dá água e pão para Joaquina e João. Henrique se irrita por não achar diamante.
Álvaro diz a sua mãe que achou a mulher de sua vida e que não pode ficar noivo de Branca. Malvina janta com Leôncio. Raimundo leva uma cobra para o quarto de Leôncio. Malvina e Leôncio vão para o quarto. Eles se beijam e Malvina se entrega. Francisco leva Rosa para fora de casa. Malvina abre os olhos e vê a cobra. Branca se lamenta. Perpétua briga com seu filho. Isaura tenta ler um livro, mas não consegue se concentrar. Álvaro surge em um cavalo e Isaura sorri para ele.
Capítulo 058 – quarta, 19 de novembro
Isaura conversa com Álvaro e se apresenta como Elvira. Leôncio não consegue dormir. Raimundo avisa que não vai trabalhar mais para Tomásia. Leôncio tem outro pesadelo com Almeida. Malvina fica chocada ao saber que João e Joaquina estão presos. André planeja invadir a fazenda de Leôncio. Henrique e Bernardo garimpam. Rosa recebe Flor-de-Lis em seu quarto.
Malvina pede a Leôncio que liberte João e Joaquina. Leôncio nega e Malvina vai embora. Pedrinho percebe que Isaura está interessada em Álvaro. Apaixonado Álvaro fala de Isaura para Geraldo. Branca sonha com o amor de Álvaro. Leôncio bate em Joaquina e João. Isaura chora. João e Joaquina pedem a Belchior que vá buscar a ajuda de Tomásia. Belchior arquiteta um plano para salvar João e Joaquina. Miguel recebe Álvaro em sua casa.
Capítulo 059 – quinta, 20 de novembro
Álvaro fala de sua vida para Isaura, Miguel e Pedrinho. Martinho conta ao Sargento que Miguel foi visto a caminho de Muriaé. Rosa tira satisfações de Leôncio. Belchior cuida de João e Joaquina e fala da fuga. Francisco e Raimundo dormem. André e Moleca invadem a fazenda com a ajuda de Belchior. Leôncio surpreende Moleca que dá um golpe de capoeira e o rende. Rosa ataca Moleca.
André resgata João e Joaquina. Rosa reencontra André e rouba um beijo, Moleca vê. Gabriel geme. Leôncio acorda e fica furioso com a fuga dos escravos. Sebastião lamenta passar a noite de Natal longe de Henrique. Bernardo encontra um diamante. João e Joaquina são recebidos com festa no quilombo. Sebastião se irrita quando sabe que Rosa dormiu com Leôncio. Rosa ganha um colar de ouro como presente de Natal. Leôncio fica sozinho na noite de Natal. Helena foge para a casa de Tomásia. Alguém bate na porta da casa de Miguel e Isaura.
Capítulo 060 – sexta, 21 de novembro
Álvaro fala de sua vida para Isaura, Miguel e Pedrinho. Martinho conta ao Sargento que Miguel foi visto a caminho de Muriaé. Rosa tira satisfações de Leôncio. Belchior cuida de João e Joaquina e fala da fuga. Francisco e Raimundo dormem. André e Moleca invadem a fazenda com a ajuda de Belchior. Leôncio surpreende Moleca que dá um golpe de capoeira e o rende. Rosa ataca Moleca. André resgata João e Joaquina. Rosa reencontra André e rouba um beijo, Moleca vê. Gabriel geme. Tomásia contrata Belchior como informante.
Leôncio acorda e fica furioso com a fuga dos escravos. Sebastião lamenta passar a noite de Natal longe de Henrique. Bernardo encontra um diamante. João e Joaquina são recebidos com festa no quilombo. Sebastião se irrita quando sabe que Rosa dormiu com Leôncio. Rosa ganha um colar de ouro como presente de Natal. Leôncio fica sozinho na noite de Natal. Helena foge para a casa de Tomásia. Alguém bate na porta da casa de Miguel e Isaura.
Novela A Escrava Isaura: resumo semanal de 24 a 28 de novembro de 2025
Capítulo 061 – segunda, 24 de novembro
O proprietário da casa visita Miguel. Sebastião se irrita com o sumiço de Helena. Leôncio pensa em Isaura. O quilombo está em festa. Isaura, Miguel e Pedrinho ceiam felizes. Geraldo conta a Branca que Álvaro está apaixonada por Isaura. Isaura lamenta não contar a verdade a Álvaro. Leôncio vai ao quarto de Rosa e convida Flor-de-Lis para cear com ele. Diogo e Helena se beijam. Gabriel acorda e vê tudo. Sebastião vai a casa de Tomásia. Álvaro pergunta a Isaura se pode fazer a corte a ela.
Capítulo 062 – terça, 25 de novembro
Álvaro diz a Isaura que ela tocou seu coração desde o primeiro instante que a viu. Leôncio acorda ao lado de Flor-de-Liz. Cel. Sebastião vai até a casa de dona Gioconda buscar Helena. Gabriel sai do coma. É dia de natal. Leôncio aperta o pescoço de Flor-de-Liz e diz que ela o pertence. Álvaro quase beija Isaura quando chega Pedrinho e Miguel. Gabriel diz ao coronel de preferia não ser seu filho para poder se casar com Helena.
Branca pede a Geraldo que descubra o endereço de Elvira (Isaura). Leôncio prende Flor-de-Liz no quarto. João conta a história de um negro que ficou rico para Bernardo. Álvaro conversa com Geraldo sobre Isaura. Isaura chora por mentir para Álvaro. Cel. Sebastião insiste em dizer que sua filha está na casa de dona Gioconda. Belchior ouve os berros de Flor-de-Liz, mas não pode ajudá-la. Henrique mostra um diamante à Malvina. Isaura decide contar toda a verdade a Álvaro.
Capítulo 063 – quarta, 26 de novembro
Miguel pede para que Isaura não conte a Álvaro a verdade sobre eles. Rosa fica brava ao saber que Leôncio dormiu com Flor-de-Liz. Henrique visita seu pai e diz que precisa arranjar um comprador para o diamante. Francisco coloca Rosa para fora de casa. Ao caminhar pela beira da estrada, Rosa é picada por uma cobra. Flor-de-Liz convence Leôncio a fazer uma festa para esquecer Isaura por um tempo e para se safar de um castigo. Gabriel chora ao lado de Tomásia por causa de sua amada. Helena confessa que beijou Diogo.
Dr. Paulo deseja se casar com Helena, mas diz que é pelo dinheiro que o Cel. Sebastião possui. Raimundo avisa a Martinho que Leôncio suspeita onde esteja Isaura. Leôncio manda chamar as mais belas moças do bordel para sua festa. Moleca sente ciúmes de Rosa. Belchior suga o veneno da perna de Rosa. Isaura conversa com seu pai sobre o fato dela não dizer quem ela realmente é. Geraldo conta a Branca onde mora Isaura. Cel. Sebastião pede a Belchior que chame o Dr. Paulo para examinar Rosa. Helena arrepende-se do beijo dado em Diogo e diz que Gabriel ainda a ama. Gabriel não se conforma com o fato dele ser irmão de Helena. Álvaro vai se encontrar com Isaura.
Capítulo 064 – quinta, 27 de novembro
Pedrinho acorda Miguel pela noite para avisar que Isaura conversa com Álvaro e que ela deseja contar a verdade para o rapaz. Miguel vai até Isaura e diz que está muito tarde para os dois conversarem. Álvaro vai embora. Leôncio manda Martinho viajar atrás de Isaura. Dr. Paulo diz que a situação de Rosa é complicada. Henrique mostra a Malvina o dinheiro que conseguiu com a venda do diamante. Miguel briga com Isaura e ela diz que está apaixonada por Álvaro. Perpétua quer conhecer Isaura e seu pai. Diogo quer se casar com Helena.
Helena pede para que Gabriel aceitar que eles são irmãos. Leôncio se diverte com as meninas do bordel, mas pouco depois desconfia que uma delas tenha roubado as jóias de sua mãe. Isaura observa as jóias de sua madrinha dadas a ela pelo comendador Almeida. Belchior avisa Violeta que Leôncio prendeu suas meninas. Violeta leva o Sargento para a fazenda. Rosa continua a delirar. Gioconda avisa Diogo que o Cel. Sebastião quer que ele vá até sua casa para examinar Rosa. Diogo diz que irá aproveitar a ocasião para pedir a Mão de Helena em casamento. Branca e Geraldo avistam Isaura de longe.
Capítulo 065 – sexta, 28 de novembro
Branca e Geraldo conversam com Isaura. Raimundo e Martinho seguem para São Paulo em busca de Isaura. Belchior leva notícias de Leôncio para Tomásia. Branca faz diversas perguntas para Isaura. Perpétua concorda em receber Isaura em casa. Enquanto cuida de Rosa, Diogo pede a mão de Helena em casamento e Paulo ouve. Álvaro encontra Branca e Geraldo na casa de Isaura.
Novela A Escrava Isaura: resumo semanal de 01 a 05 de dezembro de 2025
Capítulo 066 – segunda, 01 de dezembro
André resolve encontrar Isaura. Leôncio percebe que seu dinheiro está acabando. Gabriel desmaia. Sebastião diz que Henrique recebeu moedas falsas. Tomásia manda uma carta para Leôncio. Isaura diz a Álvaro que precisa contar a verdade. Miguel proíbe Isaura de contar a verdade para Álvaro. Tomásia escreve que quer se encontrar com Leôncio que aceita. Henrique pede ajuda a Sebastião que nega.
Capítulo 067 – terça, 02 de dezembro
Leôncio planeja ficar com o dinheiro de Tomásia. Diogo e Helena resolvem fugir. Isaura insiste em contar a verdade para Álvaro. Leôncio manda preparar um jantar especial para Tomásia. Branca desconfia de Isaura e se empenha em descobrir seu segredo. Belchior ganha um beijo de Rosa. Miguel concorda que Isaura conte a verdade a Álvaro.
Capítulo 068 – quarta, 03 de dezembro
Tomásia janta com Leôncio e em seguida o empurra da escada. Leôncio pede perdão a Tomásia e tem medo que ela o mate. Isaura fica triste na ceia de Ano Novo. Sebastião discute com Henrique. Francisco ajuda Leôncio a se levantar.Belchior leva comida para Rosa e os dois comemoram o Ano Novo. Tomásia volta para casa. Martinho leva Dr. Paulo para examinar Leôncio. Álvaro chega para levar Isaura e Miguel para almoçar em sua casa.
Sebastião consegue a ordem do juiz para buscar Helena. Perpétua recebe Isaura, Miguel e Pedrinho. Estela, Branca e Geraldo vão a casa de Álvaro. Diogo vai a Vitória socorrer vitimas de um incendio. Sebastião e o Sargento chegam para vistoriar a casa de Tomásia. Francisco invade o quarto de Rosa. Perpétua pergunta a Miguel porque ele proíbe Álvaro de cortejar Isaura.
Capítulo 069 – quinta, 04 de dezembro
Sebastião fica feliz ao ver Helena bem. Francisco avisa Rosa que Leôncio está machucado e que precisa dos cuidados dela. Miguel faz de tudo para que Isaura não conte a verdade sobre eles para Álvaro e Perpétua. Sargento vai a casa de Tomásia avisá-la que está sendo acusada de assassinato. Dr. Paulo examina Leôncio. Tomásia escreve uma carta para Diogo pedindo para ele retornar e raptar Helena no dia do casamento. Isaura e Miguel vão almoçar na casa de Álvaro. Branca, Estela e Geraldo chegam de repente na casa de Perpétua.
Rosa vai até a casa de Leôncio e o beija ardentemente. Henrique se despede da família para voltar para o quilombo. Branca suspeita que Isaura seja uma fora da lei. Leôncio quer se vingar de Isaura, André e Tomásia. Helena diz que não quer se casar com o Dr. Paulo. Álvaro pressiona Isaura para que lhe conte o que tanto lhe perturba.
Capítulo 070 – sexta, 05 de dezembro
Isaura não conta para Álvaro que é uma escrava fugida. Tomásia pensa em emprestar dinheiro para Diogo e Helena fugirem. Malvina descobre que Leôncio está machucado e vai atrás dele. Rosa se irrita com a forma que Leôncio a trata. Rosa roga praga para Leôncio e Malvina. Álvaro escuta Branca falar mal de Isaura. Não gosta dos comentários e revida dizendo que ama Isaura.
Geraldo conta a Álvaro que Gonçalves Dias chegará na cidade. Decide então chamar Isaura para tocar piano e cantar para eles. Branca fica brava. Cel. Sebastião marca a data de casamento de Helena. Ela desesperada promete um escândalo. Leôncio diz a Malvina que sente sua falta. Rosa conta a seu pai que Leôncio e Malvina bateram nela. Leôncio conta a Francisco que Malvina voltou para a fazenda. Álvaro beija Isaura e ela retribui.
Novela A Escrava Isaura: resumo semanal de 08 a 12 de dezembro de 2025
Capítulo 071 – segunda, 08 de novembro
Álvaro diz a Isaura que não quer vê-la triste, por isso não insistirá para que conte sobre seu mistério. Tomásia pensa em algo para ajudar Helena e Diogo. Tomásia tem um pesadelo com Diogo. Leôncio e o Dr. Paulo planejam matar Diogo como vingança a Tomásia. Álvaro convida Isaura para ir ao baile em sua casa. Pedrinho procura por Isaura e a chama pelo nome verdadeiro. Álvaro escuta e a questiona. Isaura diz que é um segundo nome. Helena pede a Henrique que a ajude a fugir. Cel. Sebastião chama Rosa para morar com ele. Raimundo e Martinho continuam procurando Isaura. Martinho vê Isaura na carruagem com Álvaro ao seu lado. Bernardo fica preocupado com a demora de Henrique para voltar ao garimpo.
Rosa diz a Helena que irá ajudá-la em sua fuga. Leôncio quer convencer Malvina que Isaura fazia de tudo para seduzi-lo e assim ganhar sua liberdade. Álvaro diz que Isaura e Miguel devem ir ao baile, pois as pessoas já estão suspeitando que eles sejam fugitivos da polícia. Miguel concorda ir ao baile. Francisco planeja uma forma de matar Diogo. Helena pede a Rosa que avise Diogo que ela se casará pela manhã. Diogo recebe um bilhete e diz que está voltando. Moleca avisa que sumiu uma criança e Bernardo diz que ouviu gritos, mas não sabe de onde. Miguel diz a Isaura que depois do baile eles irão fugir.
Capítulo 072 – terça, 09 de novembro
Isaura força Miguel a contar a verdade para Álvaro. Dr. Paulo comemora sua despedi da de solteiro. Belchior avisa da emboscada para Tomásia que estranha a demora de Diogo. Helena manda um bilhete para Diogo. Álvaro e Perpétua estão inconformados com o mistério de Isaura. Branca chama o chefe de polícia para ir ao baile. Helena se arruma para o casamento.
Capítulo 073 – quarta, 10 de novembro
Leôncio diz a Dr. Paulo e Malvina que Diogo morreu. Isaura decide ir ao baile. Gabriel reza por Diogo e Helena. Raimundo e Martinho chega a casa de Isaura. Malvina se irrita com a presença de Rosa. Martinho e Raimundo decidem atacar, mas quando Álvaro chega eles recuam. Álvaro leva Isaura, Miguel e Pedrinho para o baile. Raimundo e Martinho os seguem. No quilombo todos estão com medo de lobisomem. Dr. Paulo e Helena se casam. Tomásia fala de negócios com Gabriel.
Capítulo 074 – quinta, 11 de novembro
Álvaro tira Isaura para dançar. Branca fica com ciúmes. Martinho e Raimundo chegam ao baile. Isaura e Miguel se assustam com a presença do chefe de polícia. Álvaro dança outra vez com Isaura. Miguel também convida Perpétua para dançar. Geraldo provoca Branca. Todos no quilombo saem para caçar lobisomem. Francisco diz a Leôncio que Isaura já foi localizada.
Isaura conversa apavorada com Miguel e o chefe de polícia observa. Gabriel volta a sentir sua perna. Isaura toca e canta no baile. Branca fica com ciúmes de Isaura. Belchior desconfia que Leôncio matou Diogo. Miguel diz a Perpetua que vai viajar. Martinho e Raimundo mostram o anúncio sobre Isaura para Geraldo que fica surpreso. Malvina descobre as dívidas de Leôncio. Álvaro pede Isaura em casamento. Isaura vê Martinho e Raimundo no salão.
Capítulo 075 – sexta, 12 de novembro
Álvaro pede Isaura em casamento. Isaura vê Martinho e Raimundo no salão. Isaura sente uma vertigem ao ver Martinho e Raimundo e quase desmaia no baile. Geraldo diz a sua irmã que haverá um escândalo na festa. Gabriel consegue movimentar os dedos dos pés. Malvina descobre que Leôncio gastou uma fortuna para achar Isaura e por isso está cheio de dívidas.
Álvaro pede Isaura em casamento, mas ela está preocupada com os capangas. Martinho se apresenta para Álvaro. Isaura fica petrificada. Cel. Sebastião se lamenta pelos filhos. André e Moleca suspeitam que o sumiço das crianças do quilombo tenha ligação com os capitães-do-mato. Álvaro se irrita com os capangas de Leôncio. Pedrinho corre para avisar Miguel sobre Isaura. Moleca some no meio da mata. Leôncio discute com Malvina e vai para o bordel.
*Os resumos podem sofrer alterações de acordo com a edição realizada pela Record.
CONHEÇA A HISTÓRIA

A novela inicia em 1835 e narra a história conturbada de Isaura, filha da bela Juliana (Valquiria Ribeiro), escrava do Comendador, do seu Miguel (Jackson Antunes), feitor da fazenda. A mãe da protagonista morre logo após dar a luz e ela passa a ser criada e educada por Gertrudes (Norma Blum), esposa do Comendador, que sempre sonhou ser mãe de uma menina.
Após a fase que conta a história de amor de Juliana e o feitor Miguel e o nascimento de Isaura, a trama da novela avança para 1854, quando Isaura tem 19 anos e é uma bela casta donzela. A vida da jovem escrava começa a ficar cada vez mais complicada quando volta para a fazenda o senhor Leôncio (Leopoldo Pacheco), filho do Comendador, que se apaixona loucamente por ela.
Leôncio se casa por interesse com Malvina (Maria Ribeiro), filha do rico Coronel Sebastião (Paulo Figueiredo). Contudo ele não perde a oportunidade de tentar seduzir Isaura. A escrava, por sua vez, tenta de todas as formas se desvencilhar do rapaz que quer fazê-la de amante.
Apesar de ser criada por Gertrudes, Isaura não deixa de ser escrava do Comendador. A matriarca sonha em dar a liberdade à sua querida filha de consideração, mas morre antes de conseguir realizar esse feito. Com a morte do comendador Almeida, o malvado Leôncio queima o testamento onde ele deixava a alforria para Isaura e torna-se assim o dono da jovem.
Após o falecimento de Gertrudes e do Comendador, Isaura passa por grandes tribulações. Leôncio fica cada vez mais obcecado por ela, e sua paixão secreta pela escrava é descoberta primeiro por Henrique (Gabriel Gracindo), cunhado de Leôncio, que também é apaixonado por Isaura; e logo depois por Malvina, que não demora muito a perceber a obsessão de seu marido pela bela escrava.
Mais pra frente na novela, Leôncio é misteriosamente assassinado dentro do seu quarto. O último mês do folhetim gira em torno do mistério de “quem matou Leôncio?”. Isaura e Álvaro são presos e acusados pelo crime.
Mesmo depois de descoberto o verdadeiro assassino de Leôncio, Isaura ainda corre risco, por causa de Branca, que não se conforma em ter perdido Álvaro para ela. Mas a felicidade é o destino do casal apaixonado. Isaura, finalmente, consegue se casar com seu grande amor, no fim da história.
ABERTURA
Tema de Abertura: LUZ DO SOL QUE CLAREIA A TERRA – Henrique Daniel
Oiê, oiá
Mauê, oiê malaiá
Luz do sol que clareia a terra
Novo dia a manhã festeja
Levará toda a tristeza
Abençoa toda a natureza
Oiê, oiá
Mauê, oiê malaiá
Pássaro livre quero ser
E o meu canto a soprar no vento
Com a luz da lua e das estrelas
Meu amor romper as barreiras
Oiê, oiá
Mauê, oiê malaiá
Luz do sol que clareia a terra
Novo dia a manhã festeja
Levará toda a tristeza
Abençoa toda a natureza
Oiê, oiá
Mauê, oiê malaiá
ELENCO E PERSONAGENS
Bianca Rinaldi como Isaura

Isaura é filha da escrava mulata Juliana (Valquiria Ribeiro) e do feitor da fazenda de Miguel (Jackson Antunes). Após a morte de sua mãe, pouco tempo depois do seu nascimento, ela passou a ser criada e educada por Gertrudes (Norma Blum), esposa do Comendador. Muito bela, sensível e delicada, Isaura sofre com a perseguição de Leôncio, filho do Comendador, que tem uma paixão doentia por ela.
Leopoldo Pacheco como Leôncio

Filho único do Comendador Almeida e de Gertrudes. Ele é um psicopata, cruel e egoísta. Jogador, coloca a família à beira da falência. Desenvolve obsessão absoluta por Isaura, que sempre rejeita as suas investidas.
Gabriel Gracindo como Henrique

É o irmão do meio na família do Coronel Sebastião. Ele se apaixona por Isaura e tenta sempre fazer a corte à ela, muitas vezes em horas absolutamente impróprias, quando ela tem coisas bem mais terríveis e prementes para solucionar.
Theo Becker como Álvaro

Belo rapaz, atitudes nobres, másculo, idealista, abolicionista. O grande amor de Isaura. Eles se conhecem após a jovem fugir da fazenda e se refugiar numa chácara nos arredores de São Paulo, onde adota o nome de Elvira.
Outros nomes:
- Renata Dominguez – Branca Villela;
- Patrícia França – Rosa Silva Cunha;
- Mayara Magri – Tomásia Albuquerque, Condessa de Campos;
- Jackson Antunes – Miguel Sales / Anselmo Vaz;
- Maria Ribeiro – Malvina de Salles Cunha Almeida;
- Caio Junqueira – Geraldo Villela;
- Ewerton de Castro – Belchior;
- Lugui Palhares – Dr. Diogo Lemos;
- Jonas Mello – José Francisco Pasquim (Seu Chico);
- Déo Garcez – André;
- Fernanda Nobre – Helena de Salles Cunha;
- André Fusko – Gabriel Albuquerque;
- Odilon Wagner – Comandante Leopoldo Santana;
- Miriam Mehler – Gioconda Albuquerque;
- Sílvia Bandeira – Perpétua Mendonça;
- Paulo Figueiredo – Coronel Sebastião Cunha;
- Aldine Müller – Estela Villela;
- Chica Lopes – Tia Joaquina;
- Ivan de Almeida – Tio João;
- Daniel Alvim – Soldado Rosauro;
- Paula Lobo Antunes – Aurora Amaral;
- Fábio Junqueira – Dr. Paulo Pereira;
- Maria Cláudia – Madame Serafina;
- Rômulo Delduque – Raimundo;
- Daniela Duarte – Violeta;
- Lígia Fagundes – Flor-de-Lís;
- Christovam Neto – Bernardo;
- Thaís Lima – Margarida;
- Rodrigo Zanardi – Soldado Aloísio Guimarães;
- Cláudio Curi – Martinho Soeiro;
- Bárbara Garcia – Nipalesa (Moleca).
TRILHA SONORA DE A ESCRAVA ISAURA
- “Sinônimos” – Chitãozinho & Xororó e Zé Ramalho;
- “Luz do Sol que Clareia a Terra” – Henrique Daniel;
- “Impossível Acreditar que Perdi Você” – Simony;
- “Viver Longe de Você não Dá” – Guilherme & Santiago;
- “Jardim da Fantasia” – Jackson Antunes;
- “O Seu Amor” – Mara Maravilha;
- “Sol de Primavera” – Beto Guedes;
- “Nem às Paredes Confesso” – Fafá de Belém;
- “Último Romântico” – J. Neto;
- “A Paz” – Max Viana;
- “Amar É Isso” – Leonardo Sullivan;
- “Retirantes” – Rogério Machado.
INFORMAÇÕES GERAIS
| TÍTULO | A ESCRAVA ISAURA |
|---|---|
| GÊNERO | ROMANCE/DRAMA |
| AUTOR | TIAGO SANTIAGO |
| PROTAGONISTA | BIANCA RINALDI |
| EMISSORA | RECORD TV |
| BASEADO EM | A ESCRAVA ISAURA, DE BERNARDO GUIMARÃES (1875) |
| EXIBIÇÃO ORIGINAL | 2004-2005 |
| TEMA DE ABERTURA | LUZ DO SOL QUE CLAREIA A TERRA, HENRIQUE DANIEL |
| TEMA DE ENCERRAMENTO | RETIRANTES, ROGÉRIO MACHADO |
| AUDIÊNCIA GERAL | 15 PONTOS |






A MELHOR NOVELA…
Eu queria saber quem realmente matou o Leôncio Almeida.
Pelo que eu me recordo, foi a esposa dele, porque ele continua enganando ela.
Novela de grande audiencia. Pena que Leoncio não sofre nada e já morre. Sería necessário que ele sofreese bem muito, pra pagar todo mal que fez, durante a exibição dessa novela