Cabocla foi anunciada como a nova aposta da Globo para a faixa Edição Especial, substituindo Cheias de Charme. A decisão da emissora é uma tentativa de recuperar a audiência, que vem decepcionando com a reprise da trama das empreguetes. Exibida originalmente em 2004, Cabocla é um remake da novela de mesmo nome de 1979, escrita por Benedito Ruy Barbosa. Com um elenco estrelado, o folhetim conta a história de Zuca (Vanessa Giácomo), uma jovem cabocla que se vê dividida entre dois amores em meio a conflitos de poder e disputas de terra.
Apesar do sucesso na época, Cabocla carrega a memória de grandes talentos que já nos deixaram. Vinte anos após sua exibição original, a novela também serve como um tributo a alguns dos atores que marcaram a trama e que, infelizmente, já faleceram. Descubra a seguir as estrelas da trama que já nos deixaram.
Sebastião Vasconcelos
Um dos grandes nomes da televisão brasileira, Sebastião Vasconcelos iniciou sua carreira ainda nos anos 1950 e deu vida ao Dr. Luís na primeira versão de Cabocla, exibida em 1959 pela TV Tupi. Em 2004, ele retornou à novela no papel de Felício, um homem simples cujas terras são cobiçadas pelo Coronel Justino (Mauro Mendonça). Sebastião teve uma carreira rica e variada, participando de mais de 40 trabalhos na Globo, incluindo sucessos como Saramandaia (1976), Tieta (1989), Mulheres de Areia (1993) e O Clone (2001). Ele faleceu em 2013, aos 86 anos.
Umberto Magnani
Umberto Magnani foi outro grande talento que brilhou em Cabocla, no papel de Chico Bento, um fazendeiro aliado do Coronel Boanerges (Tony Ramos). Magnani teve uma carreira extensa na TV, com papéis de destaque em novelas como Felicidade (1991), Por Amor (1997) e Alma Gêmea (2005). Sua morte em 2016, aos 75 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral, chocou o público. Na época, o ator estava no ar na novela Velho Chico (2016).
Fernando Petelinkar
Fernando Petelinkar, embora menos conhecido do grande público, teve um papel importante em Cabocla como Xexéu, o tabelião que fazia jogo duplo entre os coronéis Boanerges e Justino. Petelinkar começou sua carreira como assistente de direção no humorístico Sai de Baixo e, posteriormente, estreou em novelas. Além de Cabocla, ele participou do remake de Sinhá Moça (2006). O ator faleceu em maio de 2023, aos 61 anos.
Henrique César
Veterano na TV brasileira, Henrique César também teve sua participação em Cabocla, interpretando o Delegado André. Com uma carreira que começou nos primórdios da telenovela diária, ele participou de inúmeras produções, incluindo Por Amor (1997), O Cravo e a Rosa (2000) e Páginas da Vida (2006). Henrique faleceu em janeiro de 2023, dois dias antes de completar 85 anos.
Edyr de Castro
Edyr de Castro, também conhecida como Edyr Duqui, interpretou Maria, a cozinheira da família do Coronel Boanerges, em Cabocla. A atriz, que também foi cantora e fez parte do grupo musical As Frenéticas, faleceu em janeiro de 2023, aos 72 anos, após lutar contra o mal de Alzheimer. Edyr teve uma carreira diversificada, com participações em várias novelas e programas de TV, incluindo Roque Santeiro (1985) e Poder Paralelo (2009).
Jardel Mello
Jardel Mello, que interpretou o Coronel Olavo em Cabocla, foi um ator e diretor com uma carreira intensa nas décadas de 1960 a 1980. Ele trabalhou em novelas icônicas como O Rebu (1974) e Pecado Capital (1975). Mello retornou à TV nos anos 2000, e participou de Malhação e da própria Cabocla. Ele faleceu em fevereiro de 2008, aos 71 anos.
John Herbert
John Herbert, que interpretou o Vigário em Cabocla, teve uma carreira extensa tanto na televisão quanto no cinema. Ele participou de mais de 40 novelas, incluindo A Viagem (1994) e Três Irmãs (2008). Herbert também é lembrado por sua atuação no teatro e por ter estrelado a série Alô, Doçura! ao lado de sua esposa, Eva Wilma. John faleceu em 2011, aos 81 anos, e em sua homenagem, uma praça em São Paulo chegou a ser batizada com seu nome.