A reprise de Cabocla chega ao fim nesta sexta-feira (14) trazendo um alívio para a Globo no ibope. A trama de Benedito Ruy Barbosa conseguiu estancar a queda de audiência que a faixa Edição Especial enfrentava desde o término de Chocolate com Pimenta (2022).
Mesmo que apenas alguns décimos, a trama de Zuca (Vanessa Giácomo) e Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira) termina elevando os números do horário. Isso representa um alívio para a emissora carioca, já que os índices vinham em queda a cada reprise.
A audiência final de Cabocla
No ar desde agosto do ano passado, Cabocla teve um início tímido na audiência, até com queda nos índices, mas conseguiu firmar um público fiel. Na reta final, a partir de janeiro, o folhetim viu o ibope crescer e embalou, com números acima dos 12 pontos em quase todos os capítulos.
A trama termina nesta sexta com 11,0 pontos de média geral. O índice é apenas dois décimos maior do que a média de sua antecessora, Cheias de Charme (2012), que registrou 10,8 pontos, mas chega como um alívio para a Globo.
Novela estanca queda de ibope da Globo
Isso porque, a trama dos coronéis Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça) estancou a queda de audiência da Edição Especial. As duas últimas reprises derrubaram os índices do horário.
Depois de Chocolate com Pimenta, a reexibição de Mulheres de Areia (1993) derrubou alguns décimos e fechou com 12,6 pontos de média geral. Uma variação normal, mas que causou preocupação depois que o ibope caiu pela segunda vez, com Cheias de Charme despencando para 10,8 pontos.
A elevação de Cabocla, mesmo que discreta, serviu para mostrar que as novelas ainda têm muita força nesse horário.