
Leia abaixo o resumo da novela Cabocla (de 10/02 a 14/02/2025), em reprise na TV Globo, e descubra o que vai acontecer nos próximos capítulos. A novela, escrita por Benedito Ruy Barbosa, é protagonizada por Vanessa Giácomo e Daniel de Oliveira, com um total de 167 capítulos originais.
Resumo da novela Cabocla – Globo
Capítulo 141 – segunda, 10 de fevereiro
Boanerges e Justino discutem onde vai ser feita a festa de casamento dos filhos. O vigário se irrita e diz que não vai mais celebrar o casamento. Justino avisa Neco que se ele não fizer a festa em sua casa, não dará consentimento para o casamento.
O delegado prende Macário. Desidério jura que só confessou porque disseram que ele havia morrido. Macário diz que ele vai pagar sozinho, porque o juiz vai acreditar na palavra dele. O delegado e o juiz aparecem e dizem que ouviram tudo. O delegado manda Macário arranjar um bom advogado e pede ao juiz que arquive o processo contra Tobias. Justino e Tobias temem que o julgamento de Macário seja político. Mariquinha avisa Tobias que Luís vai defendê-lo. Tobias pede que, se ele for preso, Mariquinha volte para a casa de Justino. O delegado avisa Tobias que ele está livre e que Macário e Desidério serão julgados em Vitória.
Capítulo 142 – terça, 11 de fevereiro
Luís e Zuca contam para Bina e Zé que compraram uma fazenda. Edmundo chega à cidade. Joaquim pede desculpas por não ter passado um telegrama com as novidades. Emerenciana e Pepa decidem que a festa será na divisa das fazendas, perto da árvore onde Belinha e Neco se encontravam. Justino e Boanerges se irritam. Rosa e Adib chegam na casa de Felício e Generosa em um carrão. Tina se encanta com a criança. Rosa pede perdão á mãe e todos se abraçam, emocionados. Boanerges, Emerenciana e Belinha, endereçam os convites de casamento. Justino, Neco e Pepa escrevem os seus convites. Tina diz a Rosa que Tomé sofreu muito por causa dela. Rosa convida Tina para ir morar em São Paulo e diz que levará os pais também. Zé ensina a Chico o código Morse. Boanerges garante a Joaquim que jamais vai se acertar com Justino. Justino procura Boanerges para um acerto político.
EM ALTA 🔥
Capítulo 143 – quarta, 12 de fevereiro
Justino diz que vai apoiar a candidatura de Boanerges. Neco fala que todos vão lutar juntos. Joaquim se empolga com a conversa. O vigário avisa que, se houver a união, ele fará pregação na igreja. O vigário sugere que ele componha com Xexéu, mas Boanerges se recusa. Pepa e Emerenciana morrem de rir falando que seus maridos pensam que mandam, mas são elas que conseguem tudo. Tobias não aceita o convite do cunhado para morar em São Paulo. Generosa não se mostra animada para ir morar na casa de Rosa. Justino e Boanerges discutem por tudo. Emerenciana diz que é por isso que a cerimônia do casamento vai ser na divisa das fazendas.
RELACIONADOS
Capítulo 144 – quinta, 13 de fevereiro
Justino e Boanerges supervisionam a montagem da festa no campo e temem a chuva. Zuca pede que Luís Jerônimo espere o casamento de Belinha para anunciar a sua gravidez. Chico garante que todos podem ir ao casamento que ele cuidará do hotel. Joaquim diz a Nastácio que vai conversar com Boanerges sobre a injustiça que ele cometeu. Nastácio diz que não quer voltar, porque vai para a cidade estudar. Joaquim o contrata como motorista. Mariquinha teme que Tobias só goste se ela tiver um filho homem. Xexéu reclama que não foi convidado para o casamento. Neco ri e explica que Boanerges convidou a gente dele e Justino idem, e como ninguém sabe de que lado ele está, ficou sem convite. Todos se surpreendem ao ver Justino e Boanerges juntos já em campanha. Belinha experimenta o vestido de noiva. Neco chega e Emerenciana o expulsa. Ritinha fica preocupada se ele a viu vestida de noiva.
Capítulo 145 – sexta, 14 de fevereiro
Neco jura que não viu Belinha vestida de noiva. Macário é transferido para Vitória, onde ele não terá como usar sua influência política para forçar sua absolvição. Emerenciana e Boanerges se emocionam ao ver Belinha vestida de noiva, pronta para ir ao casamento. Mesmo sem ter sido convidado, Xexéu vai ao casamento. O carro de Boanerges quebra a caminho do casamento, para desespero de todos. No altar, Neco se preocupa com o atraso de Belinha. É Emerenciana quem faz o carro funcionar. Finalmente, o carro da noiva chega ao casamento. Emocionados, Emerenciana e Boanerges nem acreditam que a filha está prestes a se casar.
Boanerges conduz Belinha ao altar, todo orgulhoso. Feliz, o coronel entrega a filha ao noivo. Neco e Belinha se casam. Antes de Nastácio partir para o Rio de Janeiro, Boanerges lhe dá uma boa quantia de dinheiro e se reconcilia com ele. Pepa revela que está grávida novamente. Emerenciana revela a Boanerges que está grávida de novo. O bebê de Mariquinha é menino, como Tobias queria. Zuca e Luís têm uma menina. Tempos depois, num comício, Neco apresenta Boanerges como candidato a deputado estadual. Boanerges faz um discurso emocionado. E enquanto isso, Belinha dá à luz seu filho com Neco, que está no comício. Fim.
SAIBA MAIS
Qual a sinopse de Cabocla?
Resumidamente, a novela conta a história da disputa de terras entre coronéis Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça), na pequena cidadezinha de Vila da Mata, interior do Espírito Santo, no começo do século XX. Além disso, também foca no amor da cabocla Zuca (Vanessa Giácomo) e o advogado Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira).
Também destaca-se Neco ( Danton Mello) e Belinha (Regiane Alves), um casal com ares de Romeu e Julieta caipiras. Eles são filhos dos dois coronéis rivais da trama e passam a enfrentar suas famílias para conseguirem viver seu amor proibido.
Elenco
Vanessa Giácomo como Zuca
Zuca, uma jovem simples do interior, filha de Zé da Estação e Siá Bina, é cativante por seu charme natural e quase inocente. Apesar de sua vida tranquila e sem grandes ambições, tudo muda quando ela se apaixona intensamente por Luís Jerônimo, revelando a pureza de seu coração honesto.
Daniel de Oliveira como Luis Jerônimo
Luís Jerônimo é um jovem sofisticado, alegre e despreocupado, conhecido por seu charme e envolvimentos amorosos intensos, mas sem compromisso. Ele evita responsabilidades, especialmente nos negócios do pai, Joaquim. Porém, ao se mudar para o interior e conhecer Zuca, sua vida muda completamente, levando-o a uma transformação profunda e revelando um novo lado de sua personalidade.
Malvino Salvador como Tobias
Tobias, filho de Felício e Generosa e irmão de Rosa e Tina, é um caboclo corajoso e briguento, conhecido por sua força. Ele trabalha como peão na fazenda do coronel Boanerges e é profundamente apaixonado por Zuca, a ponto de seu ciúme ser temido por todos. Apesar de sofrer com a perda de Zuca, ele aprende a perdoar e, com o tempo, se apaixona por Mariquinha, encontrando um novo caminho para o amor.
Tony Ramos como Coronel Boarneges
Boanerges é um influente chefe político e fazendeiro justo, conhecido por sua postura pacificadora e por sua vasta rede de amigos e aliados, incluindo Zé da Estação e Felício. Primo de Joaquim e Luís Jerônimo, ele abriga Luís durante sua recuperação. Apesar de sempre buscar resolver conflitos pacificamente, Boanerges enfrenta a oposição de seu rival político, o coronel Justino. Casado com Emerenciana e pai de Belinha, ele fica furioso e preocupado ao descobrir que sua filha está apaixonada por Neco, filho de seu inimigo jurado.
Patrícia Pillar como Emerenciana
Emerenciana, esposa do coronel Boanerges e mãe de Belinha, é uma mulher de grande personalidade e caráter. Simples, prática e com um charme natural, ela é querida por todos. Além de ser sempre prestativa, Emerenciana possui uma habilidade política impressionante, muitas vezes superando até mesmo a de seu marido.
Curiosidades
Inicialmente, Cleo Pires, filha de Glória Pires, estava cotada para protagonizar o folhetim, porém, acabou desistindo. Após vários testes com outras atrizes, a Globo optou por escolher Vanessa Giácomo, que, até então, só havia feito pequenas participações em algumas novelas.
Vale lembrar que essa é a terceira versão da novela Cabocla. Para quem não sabe, em 1979, a emissora levou ao ar uma das adaptações com Glória Pires, Fábio Júnior, Roberto Bonfim, Neuza Amaral, Gilberto Martinho, Arlete Salles, Simone Carvalho, Kadu Moliterno e Cláudio Corrêa e Castro nos papeis principais.
Autor
Benedito Ruy Barbosa, nascido em 17 de abril de 1931 em Gália, é um renomado escritor, dramaturgo, jornalista e publicitário brasileiro, conhecido por sua contribuição ao universo das novelas. É responsável por grandes novelas na Globo como Renascer, O Rei do Gado, Paraíso, Esperança e outros clássicos.
Trilha sonora (Abertura)
A canção Madrigal, interpretada por Lazza, Schiavon & Deluqui, é o tema de abertura da novela Cabocla. Sua melodia única e cativante define o tom da trama desde o início, criando uma atmosfera especial que envolve os espectadores.