
Nos próximos capítulos da Edição Especial de Cabocla, Desidério (Paulo Vespúcio) vai tomar uma atitude corajosa para desmascarar Macário (Oscar Magrini) e garantir que o capitão finalmente pague pelos seus crimes.
Determinado a não levar a culpa sozinho, Desidério provoca Macário até o ponto em que o vilão perde a cabeça e acaba confessando suas tramoias em voz alta — justamente no momento em que o delegado e o juiz se aproximam, flagrando tudo.
Num primeiro momento, Macário acredita que poderá sair dessa contratando um bom advogado. Mas Desidério não está disposto a ser abandonado. “Eu vou mofar aqui nessa cadeia?”, questiona o capanga. Fingindo inocência, o capitão responde: “Eu não mandei você fazer nada (…) O que você fez foi coisa sua.”
Sem se intimidar, Desidério rebate: “O senhor está muito enganado se acha que eu vou segurar isso tudo sozinho. Não vou, não!”. A discussão fica ainda mais acalorada, e Macário perde totalmente a compostura. “É sua palavra contra a minha, Desidério. Vamos ver em quem o juiz vai acreditar”, desafia, sem perceber que está sendo escutado.
O delegado e o juiz, testemunhas da confissão, confrontam o vilão. “O senhor acabou de ouvir toda a confissão”, declara o delegado, deixando Macário desesperado. Tentando se defender, ele implora: “Não é bem assim, não. Seu juiz, escuta, volta aqui!”
O delegado encerra o caso com uma sentença firme: “Acho bom o amigo contratar um bom advogado.” Após a saída da autoridade, Macário volta sua raiva contra Desidério. “Seu miserável!”, gritará ele. “Eu não tive culpa, capitão”, responderá o capanga, em tom de deboche.
➡️ Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.