
Macário (Oscar Magrini) vai surpreender a todos após levar um tiro de Tobias (Malvino Salvador), ser enterrado e aparecer vivo na reta final da Edição Especial de Cabocla. E o coronel Boanerges (Tony Ramos) terá uma explicação para isso. Na ocasião, ele se recordará que, se o morto-vivo escapasse da morte, acabaria sendo preso pelo fato de ter mandado matar Neco (Danton Mello) e surrar Felício (Sebastião Vasconcelos) a fim de incriminar o Coronel Justino (Mauro Mendonça).
Foi, portanto, querendo fugir da cadeia que o personagem de Oscar Magrini decidiu fingir que havia batido as botas. Por essa razão, o enterro dele ocorreu com o caixão fechado para que ninguém soubesse, exceto o marido de Emerenciana (Patrícia Pillar), que compactuou com tudo isso. Porém, toda a verdade virá à tona no desfecho do folhetim.
A começar por Boanerges, que se arrependerá amargamente do que fez e, por isso, contará tudo ao delegado. Chico Bento (Umberto Magnani) e o Dr. Teles (Rogério Falabella) serão um dos que também pagarão pelo crime. No final das contas, todos voltarão à liberdade, menos Macário, que apodrecerá na cadeia, onde lá dará de cara com Desidério (Paulo Vespúcio), o responsável por surrar Felício e ainda matar Tomé (Eriberto Leão). Mais adiante, Macário vai ser transferido para Vitória.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.