Em Alma Gêmea, Rafael (Eduardo Moscovis) finalmente confrontará Cristina (Flávia Alessandra) em uma tentativa de se libertar do casamento forçado com a vilã. O mocinho acaba lembrando que jamais teve qualquer envolvimento físico com ela, expondo a farsa que a vilã vinha sustentando, principalmente a história de que havia engravidado do botânico.
Determinado a acabar com o casamento, Rafael tenta negociar uma separação amigável. No entanto, Cristina exige uma quantia exorbitante para deixar a casa. “Eu posso fazer um bom acordo, mas essa quantia que me pede está completamente fora de cogitação”, argumenta Rafael, indignado. Cristina, no entanto, sugere que ele venda as terras do roseiral para conseguir o dinheiro. “Eu não posso vender o roseiral, minha empresa depende dele…”, rebate o mocinho.
Na tentativa de justificar suas exigências, Cristina relembra os momentos em que foi supostamente humilhada por Rafael, especialmente quando ele se recusou a ter qualquer contato físico com ela. Rafael, por sua vez, confessa que sempre sentiu que havia algo de errado. “Sempre havia alguma coisa aqui dentro que dizia que eu não deveria lhe tomar nos meus braços”, desabafa ele.
A vilã, tentando manter sua farsa, afirma que nunca mentiu sobre seu amor por Rafael e propõe esquecer todas as ofensas se ele a amar como na noite em que, segundo ela, teriam dormido juntos. A partir dessa fala, Rafael começa a lembrar da noite em questão, onde Cristina o fez ingerir uma bebida após ele ver Serena ser beijada por Guto (Alexandre Barillari). Em um flashback, Rafael recorda que, mesmo sob o efeito da substância, resistiu aos avanços de Cristina e jamais chegou a consumar qualquer relação com ela.
Veja mais: resumo dos próximos capítulos de Alma Gêmea
Com a memória recuperada, Rafael confronta Cristina: “Eu nunca tive nada com você… Como pode inventar aquele filho que não poderia ter sido meu?”. Diante da verdade, Cristina, desesperada, admite que faria qualquer coisa para tê-lo e implora por um beijo, na esperança de apagar os conflitos. Porém, Rafael, agora ciente da obsessão doentia da vilã, rejeita sua aproximação e a empurra no chão. “Eu tenho nojo de você, Cristina, nojo”, vai disparar o mocinho.