
Leia agora o resumo da novela Tieta (de 18/04 a 02/05/2025), em exibição no Vale a Pena Ver de Novo, e fique por dentro dos próximos capítulos.
Capítulo 099 – sexta, 18 de abril
Manon chama os homens da cidade para a festa da chegada de Zuleika. O coronel demite Ascânio. Depois, ele e Leonora se encontram por acaso no correio.
Leonora sai. Ascânio revela a Carmosina que foi demitido e que pedirá explicações a Arturzinho, quando este voltar de viagem. Leonora fica sabendo da demissão de Ascânio e lembra que Tonha vai jantar com Arturzinho. O coronel desapropria as terras de Mangue Seco. Bebê avisa a Aída que o irmão quer comprar toda a sua produção, mas exige uma cota de 500 vestidos por mês. Tonha sai para jantar com Arturzinho. Silvana chega para o jantar com Dário e Laura. Leonora conta a Ascânio que Arturzinho não viajou. Zuleika chega trazendo Ricardo com ela.
Leonora pede a Ascânio para não estragar o jantar de Tonha. Aída procura Modesto para ajudá-la em seus negócios. Dário fica de pileque durante o jantar. Arturzinho passa a noite com Tonha e diz que a ama. Dário desmaia. Ricardo diz a Osnar que não voltará para a casa da mãe. Cinira ouve Amintas comentar com Jairo que Ricardo estava no bordel e conta para Perpétua. Depois, Perpétua pergunta a Marcolino como pode administrar os bens de Ricardo. Ele a aconselha a conseguir uma procuração do filho.
Perpétua comenta com Marcolino que Ricardo vai herdar uma fortuna e manda que ele providencie a procuração para o filho assinar. Aída avisa a Carol que elas passarão a trabalhar no curtume. Perpétua revela a Tieta que Ricardo voltou e a faz confirmar que não alterou o testamento. Perpétua pede a Cinira que se vista para o casamento em sua casa e ela leva o vestido de noiva para lá. Ascânio exige que Arturzinho lhe conte por que mandou o pai desapropriar as terras de Mangue Seco. Ricardo vai à casa da mãe.
Ascânio diz a Arturzinho que vai revelar a todos quem ele é. Arturzinho, então, lhe mostra o jornal em que Leonora é acusada de traficante e promete exibi-lo na cidade se ele revelar a sua identidade. Ricardo diz à mãe que ficará na pensão. Perpétua mente a Ricardo que vai vender a casa e pede que ele assine uma procuração. Cosme e Ricardo brigam. Aída, Carol e Amorzinho limpam o galpão em que trabalharão. Perpétua lava o vestido de noiva de Cinira. Quando Cinira vai colocá-lo, percebe que ele encolheu. Tieta acorda com Ricardo a observando.
Amorzinho sugere a Cinira que ela se case com uma roupa comum, mas Perpétua a convence de que dá azar. Ricardo e Tieta conversam sobre como mudaram. Amorzinho avisa a Cinira que Carol fará um novo vestido de noiva e que a cerimônia só terá que ser adiada por algumas horas. Várias mulheres ajudam Carol a fazer o vestido. Perpétua pergunta a Marcolino se tem direito à herança de Tonha. Marcolino diz que sim e ela avisa a Tieta, Elisa e Tonha que vai dar andamento a um inventário. O vestido fica pronto. Começa o casamento.
Cinira joga o buquê, que cai nas mãos de Imaculada. Carmosina confessa à mãe que teve desejo de comer todas as flores do casamento. Ascânio pega com Leôncio o papel da desapropriação. Timóteo é atacado pela Mulher de Branco. Amorzinho, Carmosina e Perpétua chegam tarde em casa. Leôncio avisa a Filó que, quando voltar de viagem, vai se casar com ela. Carmosina tem desejo de comer macarrão. Milu diz à filha que ela está grávida. Carmosina desmaia. Ascânio procura Leonora. Mirko vai à casa de Perpétua.
Novela Tieta: resumo da semana de 21 a 25 de abril de 2025
Capítulo 100 – segunda, 21 de abril
Mirko convence Perpétua a aceitar dez mil dólares para desistir de Mangue Seco. Ascânio diz a Leonora que não acredita que ela seja traficante e lhe pede para voltar para ele. Leonora, porém, afirma que já não o ama. Carmosina dá a notícia de sua gravidez a Tieta. Perpétua assina um papel, renunciando à herança, e recebe os dólares. Arturzinho pede Tonha em casamento e confessa que é Mirko Stefano. Ela pede um tempo para pensar. Depois, conta a Tieta que Arturzinho lhe pediu em casamento e que já sabe quem ele é.
Capítulo 101 – terça, 22 de abril
Tieta aconselha Tonha a pensar bem no assunto. Arturzinho diz ao pai que não pretende se casar com Tonha. Milu conta a Tieta que Arturzinho é culpado pela morte de Mirandinha. Ascânio avisa a Tieta que Arturzinho e o pai querem desapropriar Mangue Seco, mas que deu um jeito de atrasar isto. Arturzinho diz a Tonha que Mangue Seco não é nada comparado ao que ele vai lhe oferecer. Ricardo assina a procuração para a mãe. Tonha vai passar uns dias na casa de Elisa e nota que alguma coisa está errada. Tieta chama Osnar para conversar.
Tieta propõe a Osnar que os dois se acertem. Ele diz que Tieta só o quer porque Ricardo a deixou. Elisa e Timóteo não têm como impedir Tonha de ficar com eles. Silvana espera Dário em sua casa. Leonora conta a Tieta que mandou Ninete avisar a Gladstone que Carmosina está grávida. Osnar pega Carol no trabalho e vai para a casa dela. Dário se deita com Silvana. Bafo de Bode ofende Tonha e Arturzinho bate nele com um chicote. Tieta flagra Osnar na cama de Carol.
Capítulo 102 – quarta, 23 de abril
Ascânio chama Arturzinho de covarde. Tonha fica decepcionada ao ver a violência do namorado. Tieta acusa Osnar de estar usando Carol para lhe causar ciúmes e as duas brigam com ele. Dário não consegue fazer nada com Silvana. Imaculada confessa a Ricardo que o ama. Ele tenta levá-la para a cama e ela briga com ele. Perpétua dá a Cora o dinheiro para comprar sua casa e lhe pede um favor em troca. Bebê leva Ricardo para o seu quarto. A Mulher de Branco tenta atacar Arturzinho, mas ele é mais rápido e lhe tira o véu.
Capítulo 103 – quinta, 24 de abril
Várias mulheres da cidade chegam tarde em casa. Tonha leva Bafo de Bode para dormir na casa de Elisa. Mirko lembra sua conversa com a Mulher de Branco. Tonha promete a Bafo de Bode que lhe dará o que quiser, se ele parar de beber. O mendigo lhe confidencia o que deseja. Perpétua ouve Timóteo e Elisa discutindo a razão de morarem juntos. Amintas revela aos amigos que está apaixonado. Dário chega em casa carregando um baú de metal. Perpétua entra no quarto de Tieta e a sufoca com um travesseiro.
Capítulo 104 – sexta, 25 de abril
Perpétua está quase matando a pessoa que está na cama, quando ouve a voz de Tieta e percebe que está sufocando Araci. Cora explica a Leonora e Araci como ela e Tieta frustraram o plano de Perpétua. Tieta decide mudar seu testamento. Tonha e Arturzinho fazem as pazes. Aída conta a Modesto que Perpétua proibiu Peto de ver Letícia e pede que ele fale com a filha. As informações sobre Tieta chegam para Mirko. Tieta e Carmosina vão a Aracaju. Perpétua conta a Tonha que Elisa e Timóteo estão separados.
Perpétua conta a Tonha por que Timóteo e Elisa se separaram e acrescenta que Tieta os uniu só para enganá-la. Depois de uma briga com Ascânio, Mirko lhe avisa que vai destruí-lo. Dário e Laura revelam a Silvana que dentro da arca que ele achou está o diário de Hitler. Elisa e Timóteo confessam a Tonha que estão mesmo separados. Timóteo volta para a pensão. Modesto manda Perpétua pedir desculpas a Letícia ou contará a todos sobre a caixa branca. Mirko lê o dossiê e diz ao pai que Tieta está em suas mãos.
Novela Tieta: resumo da semana de 28 de abril a 02 de maio de 2025
Capítulo 105 – segunda, 28 de abril
Modesto exige que Perpétua vá imediatamente à sua casa falar com Letícia. Dário abre a arca e constata que o diário virou pó. Zuleika, Cosme e o padre aconselham Ricardo a dar um rumo à sua vida. Dário acha o vestido da Mulher de Branco dentro de uma canoa e Laura resolve queimá-lo. Depois, ela e Silvana consolam o Comandante. Cora vê Ascânio bêbado e conta a Leonora. Mirko é avisado de que Helena fugiu. Modesto vê Júnior cair num poço. Muita gente vai até lá, grita, mas o menino não responde.
Capítulo 106 – terça, 29 de abril
Júnior responde ao pai, que joga uma corda e puxa Júnior de dentro do poço. Ascânio expulsa Helena de sua casa, afirmando que Mirko lhe contou sobre a chantagem que ela fez com Leonora. Depois, ele procura Leonora e a chama para morar com ele novamente, mas ela diz que não é digna dele. Laura e Dário decidem se mudar. Silvana deixa um bilhete para os pais, avisando que partiu com o casal. Moraes Moreira e Pepeu Gomes chegam a Santana para fazer um clipe e convidam Elisa para participar. Mirko chama Leonora de Sheila e ela desconfia que ele descobriu a verdade.
Marcolino diz a Modesto que acha que Silvana está envolvida com Dário e Laura e por isso foi embora. Modesto decide registrar Júnior. Ricardo confessa a Peto que gosta de Imaculada, mas tem medo do amor que ela sente por ele. Tonha convence Timóteo a deixar Elisa fazer o clipe. Tieta e Carmosina voltam. Jairo e Cinira também, trazendo, além de Leôncio, Doroti e Chalita, que se casaram em Esplanada.
Capítulo 107 – quarta, 30 de abril
Leonora confessa a Ascânio que é uma mulher da vida. Arturzinho chama Tieta de Madame Antoinette de Higienópolis. Depois, exige que Tieta lhe conte o que foi fazer em Santana. Horrorizado, Ascânio ouve a história de Leonora. Ascânio manda Leonora esquecer que o conheceu. Tieta confessa a Arturzinho que queria se vingar de todos na cidade, mas depois desistiu. Ele revela que voltou para destruir tudo e Tieta lhe avisa que vai enfrentá-lo. Leonora tenta se matar no mar, mas Osnar a salva. Ascânio sai, prometendo vingança. Pirica acha um baú na praia e o leva para ele. Ascânio conta ao coronel que Arturzinho é Mirko Stefano.
Ascânio avisa ao coronel para tomar cuidado com o filho e notar como ele vem dirigindo seus passos. Tieta aconselha Ricardo a tratar bem Imaculada. Pirica mostra a todos que no baú que achou estão as calças que a Mulher de Branco roubou. O clipe com Elisa fica pronto, depois de ser refeito 38 vezes. Letícia vai conversar com o pai e, ao chegar ao curtume, o encontra junto com a mãe. Gladstone volta e Carmosina foge dele. Tieta resolve revelar a Tonha a verdade sobre sua vida. O coronel pergunta ao filho se ele é Arturzinho ou Mirko.
Capítulo 108 – quinta, 01 de maio
Mirko acusa o pai de estar louco. Letícia briga com Modesto e Aída. Tieta desiste de revelar a Tonha quem é. O coronel expulsa Arturzinho de casa. Gladstone diz a Carmosina que quer o filho tanto quanto ela. Carmosina lhe diz para esquecer o bebê. Milu não aceita Arturzinho em sua pensão. Gladstone avisa a Imaculada que suas histórias serão publicadas. Ascânio entrega ao coronel o processo de desapropriação de Mangue Seco e ele o rasga. Perpétua oferece sua casa a Arturzinho, desde que ele a ajude a destruir Tieta.
Mirko promete pensar na proposta de Perpétua. Tieta pergunta a Osnar se ele quer ficar com ela para sempre. Ele diz que vai pensar. Ricardo não gosta de saber que Imaculada vai a São Paulo assinar o contrato para a publicação de seu livro. Carol jura a Letícia que não tem mais nada com Modesto. Mirko aceita ficar na casa de Perpétua. Tonha passa a noite com Arturzinho e concorda em vender suas terras para a Brastânio. Tieta avisa a Tonha que vai reivindicar sua parte em Mangue Seco para ela não poder vender nada a Arturzinho.
Capítulo 109 – sexta, 02 de maio
Tieta manda Tonha avisar a Arturzinho que vai brigar com ele. O coronel restitui Ascânio ao emprego na prefeitura. Ascânio manda a Brastânio desocupar a sala. Ricardo confessa a Imaculada que está confuso com o que sente por ela. Imaculada lhe diz para pensar no assunto enquanto ela estiver fora. Os dois se beijam e ela viaja. As mulheres embarcam os vestidos no prazo exigido.
SAIBA MAIS
Sinopse
Em Santana do Agreste, uma pequena cidade fictícia no Nordeste brasileiro, uma história de paixão, vingança e transformação começa a ser escrita. Inspirada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado, a novela traz como protagonista Tieta, uma jovem rebelde e cheia de vida que desafia as rígidas convenções de sua comunidade. Interpretada por Claudia Ohana na juventude, Tieta é expulsa de casa pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), influenciado pelas intrigas da controladora irmã mais velha, Perpétua (Adriana Canabrava).
Humilhada e desamparada, ela parte para São Paulo, deixando para trás os olhares de reprovação e o conservadorismo sufocante de Santana. Vinte e cinco anos depois, a cidade, ainda presa ao passado, é abalada pela inesperada volta de Tieta (agora vivida por Betty Faria).
Rica, poderosa e decidida a se impor, ela reaparece no momento em que todos acreditavam que havia morrido. Sua chegada, marcada por uma cena emblemática em que interrompe uma missa feita em sua “memória”, é o ponto de partida para uma série de mudanças que transformam a rotina de Santana do Agreste.
Elenco
Betty Faria como Tieta
Aos 18 anos, Tieta foi arrancada de Santana do Agreste sob gritos e humilhações. Jovem, cheia de vida e sem papas na língua, ela era vista como um escândalo ambulante numa cidade onde as aparências importavam mais que a verdade. Sua ousadia incomodava, e o conservadorismo venceu: foi expulsa pela própria família, sob o pretexto de proteger a moral local.
Duas décadas depois, Tieta retorna. Não é mais a garota rebelde que foi colocada para fora, mas uma mulher poderosa, rica e determinada. Seu objetivo? Desmascarar a hipocrisia que a condenou, virar o jogo e mostrar a Santana do Agreste que o mundo não pertence aos moralistas de fachada.
Joana Fomm como Perpétua
Perpétua, a irmã mais velha de Tieta, é a personificação da hipocrisia disfarçada de virtude. Foi ela quem, anos atrás, alimentou a indignação do pai contra a caçula, denunciando o comportamento “imoral” de Tieta e provocando sua expulsão de Santana do Agreste. Amargurada e controladora, Perpétua sempre teve prazer em julgar os outros, enquanto escondia suas próprias falhas e segredos por trás de uma fachada religiosa e moralista.
José Mayer como Osnar
Chico Gambino, um dos personagens mais peculiares de Tieta, é dono de terras e criador de cabras, vivendo uma vida simples e marcada por seu jeito bruto e desleixado. Como membro dos chamados “Cavaleiros do Apocalipse” — um grupo de amigos que representam a tradição conservadora e o machismo latente da cidade —, Chico é, ao mesmo tempo, uma figura cômica e emblemática do imaginário sertanejo.
Cássio Gabus Mendes como Ricardo
Ricardo, filho de Perpétua e sobrinho de Tieta, é um jovem dividido entre os desejos do coração e os caminhos impostos pela família. Desde cedo, sua mãe controladora decidiu que ele deveria seguir a vida religiosa, colocando-o no seminário e privando-o da liberdade de viver sua juventude como qualquer rapaz da sua idade. Embora tenha aceitado o destino traçado, Ricardo carrega no olhar a inquietação de quem sonha com algo mais.
Yoná Magalhães como Tonha
Tonha, a segunda esposa de Zé Esteves, é uma mulher de coração bondoso e alma simples.
Com um temperamento dócil e submisso, ela aceitou seu papel como esposa e mãe em uma casa dominada pela rigidez do marido. Pouco mais velha que Tieta, Tonha sempre teve um carinho especial pela enteada, sendo sua única amiga verdadeira em meio ao ambiente opressivo da família.
Outros atores:
- Arlete Salles como Carmosina dos Anjos
- Luciana Braga como Maria Imaculada
- Ary Fontoura como Coronel Artur da Tapitanga
- Marcos Paulo comoArtur da Tapitanga Filho (Arturzinho) / Mirko Stéphano
- Tássia Camargo como Elisa Esteves D’Alemberti
- Paulo Betti como Timóteo D’Alemberti
- Sebastião Vasconcelos como José Esteves (Zé Esteves)
- Françoise Forton como Helena Trindade
- Luíza Tomé como Carolina Fazin (Carol)
- Armando Bógus como Modesto Pires
Autor
A novela Tieta é uma adaptação livre do romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado, trazendo para a televisão a rica e fascinante história da personagem homônima. A adaptação foi realizada por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, que trabalharam juntos para transformar o universo do livro em uma trama televisiva de grande sucesso.
Aguinaldo Silva, o principal autor da novela, é famoso por várias novelas de sucesso na Globo. Senhora do Destino, A Indomada, Império e Porto dos Milagres são exemplos de trama do dramaturgo que foram sucesso de audiência, consolidando-o num dos maiores escritores de novelas do canal carioca.
Trilha sonora
Lançadas em 1989, as duas trilhas originais, Tieta e Tieta 2, apresentaram uma seleção de músicas que iam do popular ao regional, capturando a essência do Nordeste e as emoções que permeavam a narrativa da novela.