Alvo de grande polêmica na atual reprise no Vale a Pena Ver de Novo, a abertura de Tieta misturou elementos. A equipe de Hans Donner captou imagens no litoral da Bahia e junto com o ensaio protagonizado pela atriz e modelo Isadora Ribeiro, que estrelou a vinheta.
Baseada na obra de Jorge Amado, a abertura da trama promoveu uma mistura entre a natureza e a beleza feminina. O litoral de Mangue Seco, aldeia localizada no norte da Bahia, serviu para Hans Donner e sua equipe fazerem imagens.
As fotos do lugar paradisíaco se tornaram slides, que posteriormente foram projetados no fundo da cena em que Isadora surgia nua, coberta apenas por uma penumbra.
Como a Globo fez a abertura de Tieta?
A Globo, então, os recursos de computação gráfica mais avançados da época para colocar pedras, árvores e folhas se contorcendo, dando forma ao corpo da modelo. O responsável foi o especialista José Dias.
Na sequência, o nome da novela aparecia escrito na areia da praia. A equipe gravou essa parte em estúdio, usando um tanque iluminado artificialmente para simular a claridade provocada pela luz do sol.
Polêmica na reprise
No entanto, a tão comentada abertura de Tieta se tornou alvo de uma grande polêmica na reprise. Por conta das cenas de nudez, a Globo resolveu fazer alterações na vinheta do folhetim, o que despertou a curiosidade do público.
A emissora chegou a prometer que levaria ao ar a nova abertura a partir da segunda semana de exibição da novela no Vale a Pena Ver de Novo, mas isso não aconteceu até o momento. Irritados, os telespectadores passaram a reclamar nas redes sociais.
Até o momento, a Globo não se pronunciou sobre o assunto. Não se sabe quando ou até mesmo se o canal carioca irá exibir a polêmica abertura da trama protagonizada por Betty Faria. Só resta aguardar as cenas dos próximos capítulos.