Em Paraíso Tropical, Lúcia (Glória Pires) e Antenor (Tony Ramos) tomarão uma decisão importante. Após algumas frustrações ao tentarem ter um filho de maneira tradicional, o casal decidirá iniciar um processo de inseminação artificial.
Os dois aparecerão mais apaixonados e unidos do que nunca após uma viagem romântica. Lúcia receberá a visita de Hermínia (Débora Duarte), enquanto Antenor se prepara para voltar ao trabalho. A veterana não deixa de observar o brilho nos olhos da filha e a sua alegria após a viagem. Lúcia explica que o passeio foi realmente um grande sonho, pois deu ao casal momentos especiais, sem os compromissos e horários do dia a dia.
Em uma conversa mais direta com a mãe, Lúcia diz que, embora houvesse suspeitas de que ela poderia estar grávida durante a viagem, os exames confirmaram o contrário. Porém, ambos decidiram procurar outras maneiras de realizar o desejo de ter um filho.
Lúcia faz revelação para Hermínia
Após Antenor concluir todos os exames necessários, confirmando que está muito bem de saúde, o casal decide fazer inseminação artificial. Hermínia apoia e encoraja Lúcia nessa sua decisão, falando sobre a importância de usar os avanços da ciência para alcançar seus objetivos.
Veja também: Resumo da novela Paraíso Tropical
No entanto, Lúcia pede que mantenha segredo sobre isso, principalmente em relação ao seu pai, Clemente (Reginaldo Faria), que pode não entender essa sua decisão. “Pode achar estranho”, justificará ela, apesar de Hermínia afirmar que Clemente “fez as pazes com o computador” e está um homem “mais moderno”.
Criada e escrita em 2007 por Gilberto Braga e Ricardo Linhares, a novela, de 179 capítulos, é protagonizada por Alessandra Negrini, Fábio Assunção, Tony Ramos, Glória Pires, Wagner Moura, Camila Pitanga, Marcello Antony e Vera Holtz. A direção é de Amora Mautner, Roberto Vaz, Maria de Médicis, Cristiano Marques, José Luiz Villamarim e Dennis Carvalho — estes dois últimos também na direção geral.