Assim como diversas outras novelas produzidas pela Globo, O Rei do Gado, apesar do grande sucesso, enfrentou alguns problemas nos bastidores, com direito a insatisfação de uma grande estrela do elenco: Glória Pires.
No ano de lançamento do folhetim, em 1996, a atriz estava em alta depois do sucesso em Mulheres de Areia, onde interpretou as gêmeas Ruth e Raquel, o que fez, inclusive, a Globo dar um descanso maior à estrela para que ela voltasse com tudo em sua próxima novela, mas esse retorno em O Rei do Gado não saiu como o esperado.
Na trama escrita por Benedito Ruy Barbosa, Glória Pires deu vida à Rafaela, personagem que fingia ser Marieta Berdinazzi, sobrinha desaparecida de Jeremias (Raul Cortez). Porém, os rumos que a personagem tomou no decorrer da história não agradaram nenhum pouco a atriz.
Críticas à personagem
“Eu aceitei confiando plenamente em Benedito, porque tínhamos trabalhado em Cabocla [1979]. Houve algum problema, porque ele não desenvolveu a personagem como havia falado. É horrível quando você espera algo que não vem”, afirmou a estrela em sua biografia “40 Anos de Glória”, lançada em 2010.
“Arregacei as mangas e levei a missão até o fim, dignamente. Foi o que me restou fazer”, completou a atriz. Em O Rei do Gado, Rafaela teve um desfecho bastante criticado, terminando desnorteada em uma fazenda doada pelo tio.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de O Rei do Gado
Mas esse não foi o único problema que Benedito Ruy Barbosa enfrentou ao decidir mudar os rumos da novela. Na trama, o autor também abordou temas polêmicos, como a vida dos trabalhadores do Movimento Sem Terra e a Reforma Agrária, sem comunicar o então chefão da emissora, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni.
“Um dia, o Boni me ligou muito bravo porque eu coloquei os sem-terra na trama. Ele queria saber o porquê de não aparecer essa informação na sinopse”, relatou o novelista, que precisou se explicar bastante para o chefe e prometer tratar dos temas com cautela para receber sinal verde e continuar explorando esse núcleo na trama.