Betty Faria arrasou no papel de Tieta, uma das personagens mais lembradas da dramaturgia. Ela começa a aparecer na reprise do Vale a Pena Ver de Novo a partir desta segunda-feira (16), com o retorno da protagonista à Santana do Agreste. No entanto, os bastidores de sua escalação contam com um fator bastante curioso.
Em uma publicação nas redes sociais, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, ex-diretor e ex-vice-presidente da Globo, revelou a história por trás da produção da novela Tieta. “Quem quis fazer a novela foi Betty Faria”, entregou ele.
Antes disso, a Globo já havia tentado fazer uma versão de Tieta como minissérie, mas esbarrou no alto preço da obra de Jorge Amado. Porém, anos depois a emissora conseguiu os direitos e produziu a trama adaptada por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn.
Boni revelou história por trás da novela
Isso aconteceu por causa de Betty Faria. “Ela entrou na minha sala dizendo ‘Boni, eu quero fazer a ‘Tieta’ de Jorge Amado, quero fazer de qualquer maneira essa novela’. Eu disse: ‘é uma boa ideia, mas eu preciso primeiro ligar para o Jorge Amado pra conseguir comprar os direitos dele. Eu vou ver isso aí'”, contou Boni em seu perfil no Instagram.
A atriz, então, afirmou que ela faria a protagonista. “Ela respondeu: ‘não precisa, está aqui na mesa o contrato. Eu já comprei, os direitos são meus e eu cedo pra TV Globo, desde que eu faça’. E eu: ‘não tinha outra pessoa pra fazer, senão você. Então está tudo resolvido, vamos de ‘Tieta”’, relatou ele.
Betty Faria pediu para viver Tieta
De acordo com Betty Faria, a história não se deu exatamente assim, mas ela teve um papel importante para a Globo conseguir os direitos da obra. “Imagina se eu tinha bala na agulha para comprar! Eu não comprei. Na verdade, facilitei a aquisição de direitos para a Globo”, declarou ela em entrevista ao jornal Extra, no início de dezembro.
A veterana contou que a ideia para que ela interpretasse Tieta veio de Zélia Gattai, esposa de Jorge Amado. “Quem me deu Tieta foi Zélia. Ela disse que Jorge estava escrevendo um romance que dali a alguns anos seria perfeito para eu fazer”, disse.
“Anos depois, descobri que ele tinha uma agente espanhola que era uma fera, não deixava ninguém chegar perto, e que cobrava fortuna pelos direitos. Dei um jeito de encontrar Jorge e falei que eu queria fazer Tieta”, explicou Betty.
A atriz deu sorte e o escritor recebeu bem a ideia. A partir daí, ela foi até a Globo e pediu o papel para ela na novela. “Ele disse que realmente era perfeita pra mim e que me vendia a um preço legal. Aí fui no Boni e falei que queria fazer aquela novela. A personagem tinha que ser minha. Mas os direitos são da Globo, claro”, contou.
Tieta retornou à programação da Globo no início de dezembro, com reprise no Vale a Pena Ver de Novo. No entanto, Betty Faria só aparece vivendo a protagonista a partir desta semana, já que a personagem demorou para ressurgir no folhetim em 1989 por causa de um problema nos bastidores.