
Em Tieta, Perpétua (Joana Fomm) terá um final impactante, à altura da sua personalidade polêmica. Conhecida por sua língua afiada e pela rivalidade com sua irmã Tieta (Betty Faria), a vilã tentará destruir a reputação da protagonista ao revelar um grande segredo do passado. Ela planeja expor Tieta como dona de um bordel e cafetina em São Paulo, mas as coisas tomam um rumo inesperado, e beata acaba se tornando alvo de uma humilhação histórica.
No momento chave da sua denúncia, os documentos que poderiam comprovar suas acusações pegam fogo misteriosamente, deixando Perpétua completamente desorientada. Isso gera especulações na cidade sobre sua saúde mental, e até o padre Mariano (Cláudio Corrêa e Castro) sugere que ela precise ser internada, o que só piora sua imagem.
Furiosa, Perpétua vai até Tieta e a confronta na frente de todos, mas é humilhada publicamente quando a protagonista arranca a peruca da vilã, revelando sua careca para toda a cidade. Essa cena devastadora faz Perpétua fugir desesperada para sua casa.
Sozinha, ela começa a viver alucinações, resultando em um surto no qual acredita ver o espírito do seu falecido marido. “Major! Finalmente! Orgulho da minha vida. Eu esperei esses anos todos. Você veio me buscar”, dirá ela, antes de caminhar em sua direção e desaparecer misteriosamente.
No dia seguinte, a cidade acorda com o sumiço de Perpétua, e Tieta, perplexa, acredita que a vilã tenha deixado Santana do Agreste para sempre. “Dizem que ela foi vista lá pelas bandas de São Gonçalo, mas ninguém sabe direito”, comentará a protagonista, deixando o destino de Perpétua cercado de mistérios.
➡️ Veja também: resumo dos próximos capítulos de Tieta
Baseada na obra homônima de Jorge Amado e adaptada por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, Tieta tem no elenco principal nomes como os de Betty Faria, Joana Fomm, José Mayer, Reginaldo Faria, Armando Bógus, Lídia Brondi, Bemvindo Sequeira, Yoná Magalhães, Marcos Paulo, Arlete Salles, Paulo José, Ary Fontoura, Bete Mendes, Flávio Galvão, Otávio Augusto, Ana Lúcia Torre e Lilia Cabral.