
Na reta final de História de Amor, Assunção (Nuno Leal Maia) passa por uma grande virada depois de perder os movimentos das pernas em um acidente de carro. Mesmo com os médicos dando alguma esperança à família, o ex-esportista entra numa fase de depressão ao perceber que não sente mais nada da cintura pra baixo.
Num momento tenso, ele chega a mexer os pés enquanto está sedado, o que reacende a esperança de Valquíria (Claudia Mauro) e do filho Luizinho (André Ricardo). Mas, infelizmente, a melhora física não vem como todos esperavam.
Assunção encontra novo propósito
Apesar disso, Assunção dá a volta por cima. Ele fecha contrato com uma campanha publicitária, garante um novo patrocínio pro seu programa esportivo e se enche de ânimo com a chegada da neta. O veterano volta à emissora onde trabalhava e é recebido com festa pelos colegas, além de ser homenageado pelo seu time do coração.
Decidido a seguir em frente, ele mergulha no esporte paralímpico e começa a jogar basquete em cadeira de rodas. Um momento marcante dessa fase é quando ele entrevista Pelé, num papo emocionante sobre inclusão no esporte.
Assunção voltará a andar em História de Amor?
Já no último capítulo, Assunção e Valquíria recebem a notícia definitiva do médico: a paralisia é irreversível. Mesmo com o baque, o ex-atleta mostra força e encara a vida com coragem, sempre apoiado pela esposa, que não solta sua mão.
➡️ Veja também: resumo dos próximos capítulos de História de Amor
A novela se despede com uma cena simbólica: Assunção na praia, dando aula para crianças. Ele pode não ter recuperado os movimentos, mas encontrou um novo sentido pra vida, e mostra que recomeçar é sempre possível.