Sabe aquele ditado: quando uma mentira é repetida várias vezes, ela acaba se tornando uma verdade? É o que basicamente muitos conseguiram, após uma notícia tomar de conta do país depois de uma perda muito importante.
Veja também – Confira as cinco piores audiências registradas na faixa das sete da Globo
Este ator começou ainda na época dos tempos áureos da TV Tupi e, na medida em que a TV Globo é lançada no Brasil, acaba assinando contrato com a Família Marinho e por lá se consagra como uma das grandes estrelas da dramaturgia.
Fez sua estreia em A Cabana do Pai Tomás, onde interpretou o controverso protagonista que fazia blackface, prática que hoje em dia é reconhecida como preconceituosa. Também se consagrou em outros títulos de sucesso, como Pigmalião 70 (1970), A Próxima Atração (1971) e O Primeiro Amor (1972).
Em todo o seu currículo, só ocupou papéis em que era protagonista. Com pinta de galã e cobiçado por muitas mulheres do país, ele chocou após sua morte ter sido anunciada em 1972. O velório causou comoção nacional, com a presença de 15 mil pessoas no cortejo para o Cemitério São João Batista.
Veja também – Provas mostram que Globo montou arsenal para abafar escândalo de racismo em novela
No entanto, após o enterro, sua história não tinha se acabado. Afinal, Sergio Cardoso não conseguia descansar com a quantidade de comentários e suposições em torno de seu falecimento. Mesmo com a causa da morte tendo sido comprovada como uma parada cardíaca, houve quem dissesse que ele morreu por catalepsia.
A notícia se espalhou e, entre as mais diversas versões sobre o caso, se dizia que a família teria solicitado uma exumação do corpo e se deparou com o ator revirado no caixão, com o corpo todo cheio de arranhões (como se tivesse chegado a se debater pelo desespero de suplicar por socorro).
Veja também – Novela da Globo tentou unir dois grandes autores e criou intriga histórica
A família foi inúmeras vezes questionada sobre o assunto e a ex-mulher de Cardoso precisou de fazer um desabafo. Segundo relatos de pesquisa realizada pelo TV História, em uma entrevista para o Fantástico, a atriz Nydia Licia negou a boataria.
“Ele nunca teve catalepsia, certeza absoluta. Não somente jamais manifestou algum sintoma de doença nervosa no período que tivemos casado, nem depois. O povo pode comentar, mas não é verdade”, declarou Licia.
Teve também o caso de um homem que aparecia na TV dando entrevistas sobre o assunto, se autointitulando amigo pessoal do ator morto. Este homem confirmava os boatos de que Cardoso sofria de catalepsia.
Questionada sobre as declarações deste homem, Nydia Licia desmentiu categoricamente: “Não conheço esse senhor”. Para a atriz, a história de vida de Sergio Cardoso se encerrou no dia de seu falecimento, sem qualquer tipo de exumação.
Veja também – Saiba qual novela passou por um vexame tão grande que a Globo apagou as fitas do arquivo
Ela aproveitou para mandar um recado direto às pessoas, que não o deixavam descansar em paz: “Ninguém tem dúvida [da morte do ator], nem os médicos, nem a família. O resto do público eu espero que não tenha mais”.