A Globo já sentiu os efeitos do fim de ano em suas novelas. Na última sexta-feira (06), a emissora viu suas tramas — assim como grande parte da programação — naufragar na audiência e amargar baixos índices. Nem o final de Alma Gêmea atraiu o público para a frente da TV.
O último capítulo do folhetim de Walcyr Carrasco marcou 16,2 pontos de média, de acordo com dados consolidados da Grande São Paulo. O índice passou longe de ser o recorde da reprise, que foi de 21 pontos ao longo de sua exibição.
Alma Gêmea reergueu o Vale a Pena Ver de Novo
O final de Alma Gêmea, inclusive, teve menos ibope que o desfecho da antecessora, Paraíso Tropical (2007), que cravou 17,7 pontos em seu capítulo final.
Apesar disso, a saga de Serena (Priscila Fantin) e Rafael (Eduardo Moscovis) fechou com 16,8 pontos de média geral e elevou a audiência do Vale a Pena Ver de Novo em quase quatro pontos — Paraíso Tropical ficou com 13,1 pontos de média geral.
Novelas da Globo em baixa
Na última sexta, a queda de audiência foi geral nas novelas da Globo. Também reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, Tieta bateu recorde negativo, com 12,7 pontos de média.
Os baixos índices da tarde provocaram um efeito dominó no horário nobre. Garota do Momento não conseguiu elevar a audiência e teve média de 16,4 pontos. Depois, Volta por Cima conquistou apenas 16,8 pontos.
Na faixa das 21h, Mania de Você alcançou 20,5 pontos de média. Apesar do baixo ibope, elevou os números da Globo e foi a maior audiência do dia.
Já no SBT, a reprise As Aventuras de Poliana chegou ao fim pela metade sem aviso e marcou 3,6 pontos em seu último capítulo. Antes, A Caverna Encantada teve os mesmos 3,6 pontos. Cada ponto equivale a 73.279 domicílios na Grande São Paulo.