As novelas são nosso patrimônio cultural e é considerado desta maneira por muitos estudiosos, diante da influência que exerce em nossa cultura. Há anos isto ocorre e sua importância é demonstrada principalmente através dos próprios brasileiros, que trazem para o nosso dia a dia elementos presentes nas novelas.
Veja também – Confira cinco novelas globais que são remakes e você provavelmente não sabia
Esta importância também é verificada através dos clássicos de audiência, como são diversos casos. Observando esta boa aceitação por parte do público, os teatros acabam adaptando obras originais em que se basearam os folhetins e criam peças sobre novelas.
Existem alguns casos famosos, mas listaremos cinco tramas que viraram peças teatrais. Acompanhe:
Vamp
Uma novela das sete bastante querida pelo público, Vamp foi uma criação de Antônio Calmon com colaboração de Tiago Santiago, Vinícius Vianna e Lílian Garcia. Com o sucesso da saga vampiresca, decidiu-se fazer um revival nos teatros.
Vamp foi adaptada para se tornar um musical dirigido pelo mesmo responsável pela novela na década de 90, Jorge Fernando. Atores da novela reviveram seus papéis, como Claudia Ohana e Ney Latorraca.
Veja também – Clássicos de sucesso: Confira cinco novelas icônicas de TV’s extintas que poderiam ganhar remake
Roque Santeiro
Outro clássico das novelas que se tornou um musical foi Roque Santeiro. Vale destacar que a obra de Dias Gomes originalmente era uma peça teatral, mas foi adaptada posteriormente para ser um folhetim na Globo.
Trinta anos depois da exibição na TV, Roque Santeiro volta nos teatros e conta com o ator Jarbas Homem de Mello na pele do Sinhozinho Malta, dono do famoso bordão “Tô certo ou tô errado?” e encarnado originalmente pelo ator Lima Duarte.
Veja também – Confira cinco novelas que tiveram capítulos jogados no lixo e precisaram ser regravadas
Os Dez Mandamentos
Um dos maiores fenômenos da teledramaturgia, Os Dez Mandamentos ficou em cartaz nos cinemas e também nos teatros. Isto porque, a Record decidiu adaptar a trama para uma peça que ficou em cartaz em São Paulo, no ano de 2016.
A novela baseada nas famosas escrituras bíblicas causou grande empolgação por parte dos executivos da emissora dos bispos, os quais criaram a peça teatral em pouco menos de dois meses. Neste caso, o elenco foi completamente diferente do folhetim.
Veja também – Injustiçadas: Confira cinco novelas boas que não agradaram e foram um fiasco de audiência
Carrossel
Situação semelhante a novela bíblica da Record, Carrossel também começou na TV, depois foi para os cinemas e findou nos teatros. A produção do SBT é um remake de um dramalhão teen mexicano e fez grande sucesso.
Aproveitando esta boa aderência do público, a novela recebeu esta adaptação para se tornar um musical. Apesar da maioria do elenco ser diferente da trama exibida nas telinhas, houveram algumas estrelas reaproveitadas. Foram os casos das atrizes Rosanne Mulholland (Professora Helena) e Marcia de Oliveira (faxineira Graça).
Veja também – Confira cinco novelas da Globo que foram tão ruins que ninguém se lembra
Avenida Brasil
Apesar de não ser reconhecida originalmente pelo autor, Avenida Brasil também foi parar nos teatros. Uma paródia intitulada Novela Brasil tentou criar uma caricatura da trama de João Emanuel Carneiro.
Para isto, dois globais foram os responsáveis pela criação: Rodrigo Fagundes e Wendell Bendelack. Os próprios atores do elenco original acompanharam o espetáculo e o reconheceram como derivado oficial da novela. Carminha, por exemplo, se tornou “Calminha” e dentre outros casos cômicos.