No final de Chocolate com Pimenta, Danilo (Murilo Benício) descobre que foi vítima de uma armação de Olga (Priscila Fantin) e corre para impedir que Ana Francisca (Mariana Ximenes) vá embora de balão junto com Miguel (Caco Ciocler) e Tonico (Guilherme Vieira).
O vento, no entanto, fica favorável ao mocinho, impedindo o balão de chegar à altura necessária. Dessa forma, o cigano decide descer e Ana acaba convencida a ficar para dar uma nova chance a Danilo, que pede perdão à esposa pelo seu descontrole.
O mocinho, aliás, que sempre batia de frente com Miguel, instigado pelos seus ciúmes, acabará engolindo o orgulho e agradecerá o rival por ter permitido que Ana ficasse com ele. “Eu queria te agradecer por você ter deixado o vento trazer a Aninha de volta para mim. Eu nunca mais vou esquecer a sua generosidade”, falará o protagonista.
Miguel dá lição de moral em Danilo
Miguel, no entanto, deixa claro que “foi o vento que decidiu” que Ana ficaria. “É, mas você poderia ter lutado contra o vento. Eu aprendi muita coisa com você. Aprendi…”, insistirá Danilo, sendo logo interrompido pelo cigano, que lhe dá uma lição de moral: “Que a gente tem que ganhar e não ganhar à força”. “É… Que a generosidade abre as portas para o amor”, completará o galã.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Chocolate com Pimenta
Apesar de arrasado por ser “abandonado” por Ana Francisca, Miguel não partirá sozinho, e acabará surpreendido com um companheiro de última hora: Palito (Jean Felipe). O garoto é levado às pressas até Miguel por Margot (Rosamaria Murtinho), que explica que o garoto deseja partir junto com ele e que chegou a ter febre de tanta ansiedade. O cigano aceitará o pedido e partirá junto com o garoto.