Disposto a ajudar Tertúlio (José de Abreu) e Dagmar (Heloisa Jorge) a reatarem o seu relacionamento, Tertulinho (Renato Góes) finalmente vai colocar a mão na consciência ao revelar a religiosa que ele foi o verdadeiro responsável por matar Noé Dantas (Marcelo Adnet) em Mar do Sertão. Isso, no entanto, fará com que ela perdoe o amado pela injustiça cometida e volte a se envolver com ele na trama de Mario Teixeira.
Apesar de ter colocado um ponto final em seu namoro com o ex de Deodora (Debora Bloch), pelo fato de vir a se decepcionar com o amado por conta do homicídio que o levou para atrás das grades, a pastora voltará a visitá-lo na cadeia, embora o veterano ainda mantenha em silêncio para ela o segredo em prol de proteger o advogado.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
Porém, Xaviera (Giovana Cordeiro) é quem acabará percebendo tudo o que de fato está acontecendo e, com isso, não pensará duas vezes antes de contar a mulher que o ex de Candoca (Isadora Cruz) foi quem matou o crápula, mesmo não tendo sido propositalmente. Além disso, a faxineira também chegará a pedir ao rapaz para que ele se entregue a polícia.
Contudo, ele dará um passo: ao invés de ir até a polícia, o personagem de Renato Góes confessará a Dagmar que seu pai assumiu a culpa no lugar dele somente para não vê-lo preso, o que fará com que a religiosa coloque a mão na consciência e perdoe o coronel, que, na reta final, conseguirá ter a sua liberdade de volta graças a ajuda de Firmino (Odilon Esteves).