
Em Tieta, um dos momentos mais tensos e esperados da trama acontece quando o Coronel Artur (Ary Fontoura) e seu filho, Mirko/Arturzinho (Marcos Paulo), se reencontram após anos de separação. O coronel, cheio de raiva e desconfiança, confronta o filho sobre seu desaparecimento misterioso e o inesperado retorno à cidade de Santana do Agreste. Logo de cara, ele questiona as intenções de Arturzinho: “Por que é que tu voltou?”
Mirko/Arturzinho, porém, não se mostra disposto a esclarecer o motivo de seu retorno e, de maneira enigmática, responde apenas: “Eu só posso dizer que tive que voltar.” Essa resposta deixa o coronel ainda mais enfurecido, e o acusa de estar brincando com ele e tentando fugir da responsabilidade: “Tu não vai dar mais um passo desta sala… Que raios de jogo tu tá querendo fazer comigo?”, grita Artur, sem entender a atitude do filho.
O coronel, sem aceitar a falta de respostas, insiste e exige explicações sobre o que aconteceu com Mirko durante todos esses anos de sumiço. “Eu quero saber tudo! Por que você nunca mais me mandou notícias? Onde é que você se meteu esse tempo todo?”, pergunta, mas o rapaz se mantém frio e distante, reafirmando sua independência naquele momento: “Eu dei o rumo que eu quis.”
Desesperado com a falta de sinceridade do filho, o coronel decide encerrar a conversa, pelo menos por enquanto. Com raiva, ele deixa uma última pergunta no ar: “Se era para me olhar com esse ódio, me tratar com essa frieza, por que tu voltou, Arturzinho? Por quê?”, mas, como esperado, não recebe resposta do herdeiro.
➡️ Veja também: resumo dos próximos capítulos de Tieta
Baseada na obra homônima de Jorge Amado e adaptada por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, Tieta tem no elenco principal nomes como os de Betty Faria, Joana Fomm, José Mayer, Reginaldo Faria, Armando Bógus, Lídia Brondi, Bemvindo Sequeira, Yoná Magalhães, Marcos Paulo, Arlete Salles, Paulo José, Ary Fontoura, Bete Mendes, Flávio Galvão, Otávio Augusto, Ana Lúcia Torre e Lilia Cabral.