Muito vem se falando sobre Pantanal, novela de Benedito Ruy Barbosa e que ganhará um remake na Globo em 2022, mas pouco se fala sobre o passado. O que é comentado, limita-se ao sucesso e todo o desempenho da novela.
Veja também – Confira cinco galãs das novelas mexicanas que abandonaram a carreira e hoje curtem uma vida comum
Sua história marcante e o fato de ser a única capaz de bater a líder de audiência não podem ofuscar algumas situações escancaradas e polêmicas. Os mais antigos e informados sobre os bastidores das novelas no passado podem saber dessa história muito bem.
Mas, para quem não sabe, listaremos a seguir seis motivos nunca comentados antes sobre acusações de que Pantanal foi copiada por Renascer (1993). Entenda a seguir:
O protagonista
Após o fim trágico da novela De Corpo e Alma (1992), a qual resultou no assassinato da protagonista em meio a novela, Renascer entra no ar como forma de “redimir” a frustação da Globo em ter rejeitado Pantanal.
Para isto, a cópia começa com o protagonista desta nova novela. O nome do personagem principal era praticamente igual: Zé Inocêncio (Renascer) e Zé Leôncio (Pantanal). Ambos eram grandes fazendeiros.
Veja também – Saiba seis atores das novelas que foram forçados a saírem do armário e se assumirem gays
O filho do protagonista
Para quem achava pouco a cópia, ela não parou por aí e foi mais ousada. O filho do fazendeiro principal de ambas as novelas foi interpretado pelo mesmo ator. Marcos Palmeira apareceu em Pantanal como o Tadeu. Já em Renascer, Palmeira se chamava João Pedro.
O inimigo do protagonista
Também em Renascer e, para não deixar a Globo sem o mesmo gosto de viver a experiência de ter Pantanal em sua grade, outra cópia escancarada foi o inimigo principal do protagonista.
Veja também – Morte de autor com novela ainda no ar causou desespero e correria na Globo; saiba qual!
Zé Leôncio tem um fazendeiro com quem disputa terras em Pantanal. Advinha? Renascer também tem um inimigo de Zé Inocêncio. Também o nome dos personagens são semelhantes: Tenôrio (Pantanal) e Teodoro (Renascer).
Veja também – Conheça o caso do ator famoso que perdeu tudo e virou morador de rua após sofrer injustiça
Nora do protagonista
A disputa de Pantanal é aquecida pelo romance proibido entre Tadeu e Guta (Luciene Adami), filha do inimigo número 1 da família do rapaz. Em Renascer, esta personagem se chama Sandra (Luciana Braga) e toda a história acontece da mesma forma que Pantanal. Além disto, a caracterização das personagens foi praticamente igual.
Mulher do protagonista
Machista e de jeito grosseiro, Tenôrio/Teodoro das novelas de Benedito Ruy Barbosa tiveram nas duas novelas as mesmas personagens que sofreram nas mãos do homem tido como coronel. Seus nomes eram Maria Bruaca e Dona Patroa, respectivamente vividas por Ângela Leal (Pantanal) e Eliane Giardini (Renascer).
Veja também – Em 1999, Ratinho virou dor de cabeça para a Globo e deixou diretor de novela surtado
Mulher misteriosa
Coube também ao mistério de uma mulher calada e cheia de vingança que surgia inesperadamente nas cenas existirem em Pantanal e Renascer do mesmo jeito. Só que a personagem se chamava Muda no primeiro caso e no segundo, passou-se a ser Mariana.
Veja também – Conheça quais foram as dez trilhas sonoras de novelas de maior sucesso do século XX