Na realidade que estamos convivendo hoje, ser homossexual remete a muito orgulho e coragem. É, portanto, aos que se assumem que muitas vezes são atribuídas a maior parte de avanços no que se refere a reconhecimento e respeito.
Veja também – Morte de autor com novela ainda no ar causou desespero e correria na Globo; saiba qual!
Entretanto, há quem discorde deste argumento de que se assumir é a única forma de se combater a homofobia. Ainda assim, há quem insista de colocar pessoas para “fora do armário”, expressão dita quando a sexualidade de alguém é exposta contra sua vontade.
No caso dos famosos, isso aconteceu diversas vezes e os exemplos são inúmeros. Listaremos a seguir os casos de atores das novelas que tiveram este detalhe de sua vida pessoal exposto publicamente:
Leonardo Vieira
Galã das novelas da Globo principalmente nos anos 90, Leonardo Vieira teve uma carreira de sucesso com papéis de destaque como, por exemplo, o Leandro de Senhora do Destino (2004) e, entre 2005 até 2016, passou a ser uma das maiores estrelas da Record.
Veja também – Saiba qual novela da Globo foi um fiasco aqui no Brasil, mas teve um sucesso estrondoso no exterior
Porém, se viu numa saia justa ao ter sua sexualidade exposta por um site de fofocas, que publicou uma foto dele aos beijos com o parceiro. Desde então, Leonardo afirma que nunca mais foi chamado para nenhum trabalho e, lamentou: “Fui arrancado do armário contra a minha vontade e depois disso a minha vida virou de cabeça para baixo”.
Alexandre Barillari
Dono de um currículo impecável e, também, personalidade que fez boa parte de sua carreira na Record, Barillari também esteve em diversas novelas da Globo e, recentemente, retornou à emissora em Nos Tempos do Imperador.
Veja também – Eternizada pelo Sítio do Picapau Amarelo, atriz que fez a Dona Benta morreu de forma comovente
Em 2013, ele foi flagrado numa boate LGBT no Rio de Janeiro. Em 2017, durante participação em um programa de rádio, o jornalista Leo Dias declarou que seu ex-namorado o traía com Barillari.
Tuca Andrada
Em mais um momento de euforia do carnaval, Tuca Andrada foi outro exemplo de ator que não conseguiu fugir dos cliques e acabou tendo que se assumir sem querer. No ano de 2019, ele estava em O Sétimo Guardião e rendeu muita fofoca após ser fotografado ficando com homens num camarote de um trio elétrico.
Veja também – Debilitado e andando de muletas: Saiba por que Francisco Cuoco sumiu das novelas
Bombardeado pelos questionamentos sobre sua vida pessoal, Andrada nem negou e nem confirmou ser gay. Postou uma foto pedindo que as pessoas cuidassem de suas próprias vidas e surpreendeu com uma resposta afiada a um fã. “É coca ou fanta?”, perguntou o seguidor, que foi rebatido pelo ator: “Por quê? Qual dos dois você quer tomar no gargalo, Coca ou Fanta? Tem iogurte também, quer?”.
Diogo Vilela
Sucesso em diversos trabalhos para a TV, sendo a maior parte deles voltados à comédia, Diogo Vilela é uma referência. Entretanto, apesar de ser assumidamente gay para os mais íntimos, publicamente costuma ser reservado.
Veja também – Novela da Globo teve despacho de macumba em pleno horário nobre e causou revolta no público
Durante declaração para a revista Quem em 2012, Vilela não fugiu de uma pergunta sobre sua sexualidade: “Nunca usei de artifícios para esconder minha sexualidade, mas acho que todo artista precisa ter uma ambiguidade na alma para fazer o seu trabalho com profundidade, e nem sempre essa ambiguidade corresponde à opção sexual. Quanto a você assumir como se relaciona sexualmente, sou contra”.
Ary Fontoura
Quase beirando seus 90 anos, a intimidade do veterano Ary Fontoura foi “invadida” por uma ex-colega de trabalho. A atriz Maria Zilda estava participando de uma live, quando contou sobre o momento em que o ator disse ser gay.
Veja também – Ela chegou ao fundo do poço: Saiba o rumo surpreendente que a vida da atriz Giulia Gam tomou hoje em dia
“[Certo dia] estávamos passando o texto e ele disse assim: ‘Eu sou viado’. Eu disse: ‘Quê?’. Ele: ‘Antes que digam para você, digo eu. Eu sou viado’. Cara, foi a coisa mais incrível que já ouvi na minha vida”, afirmou Zilda, que foi criticada e chamada por alguns de “deselegante” pela forma como tirou Fontoura do armário.
Reynaldo Gianecchini
Estampando as revistas de fofoca com fotos de beijos em homens, Gianecchini é mais um caso de ator apontado como gay diante das circunstâncias. Entretanto, ele foi diversas vezes questionado e negou.
Veja também – Confira os casos de novelas mexicanas que enfrentaram boatos de maldições nos bastidores
Em 2020, em entrevista à agência EFE, o ator explicou que era pansexual e disse discordar de fazer militância sobre sua sexualidade. “Nunca quis levantar nenhuma bandeira. Acredito na liberdade de ser o que cada um quiser ser. Todo mundo tem muitos lados dentro de si mesmo e que a sexualidade reflete muito isso”, declarou.