Na novela Nos Tempos do Imperador, sendo exibida pela Globo no horário das 18h, Tonico (Alexandre Nero) não engoliu a ideia de ter sido abandonado por Pilar (Gabriela Medvedovki) no altar. Por isso, assim que descobrir o paradeiro da jovem, ele não pensará duas vezes e vai ao Rio de Janeiro encontrá-la.
Na ocasião, Tonico viajará para a cidade com Eudoro (José Dumont) e Dolores (Daphne Bozaski). Em uma das cenas, Tonico estará em uma barbearia, quando acabará vendo Pilar através do reflexo do espelho: “Mas não é possível! É Pilar…”. Assim, ele limpará o rosto rapidamente com a toalha e sairá pelas ruas da cidade para encontrá-la.
Quando se aproximar, o político a agarrará a jovem pelo braço. Ela levará um verdadeiro susto ao avistar o homem em sua frente. Tonico falará que demorou, mas que finalmente conseguiu encontrá-la. Aflita, ela pedirá que ele a solte, mas será em vão. Nisso, Samuel (Michel Gomes) estará passando pelo local e verá toda a cena.
Veja também – Nélio tenta fugir da fazenda dos pais após ser prometido em casamento
“Não ouviu o que ela disse? Solta a Pilar”, ordenará ele. Cheio de si, Tonico rebaterá: “Quem… É… Esse negro…?”. Ele, então, se apresentará como o noivo da jovem. “Me largou no altar para se juntar com um negro?”, dirá. Ele perguntará ao rapaz se ele sabe com quem está falando e se apresentará rudemente.
“Tonico Rocha. Tenho uma penca igualzinho a tu, lá no meu engenho…”, falará. Samuel não engolirá o desaforo e partirá para cima. Pilar conseguirá contê-lo: “Eu fugi porque você é nojento, Tonico Rocha. Não suporto homens co…”. O político interromperá: “Tu vai casar comigo, Pilar!”. Ela dirá que prefere a morte a esse infortúnio.