Em 2004, Cabocla marcou o retorno de Mauro Mendonça às novelas após cinco anos, trazendo à vida o imponente e temido Coronel Justino. O personagem se tornou um dos maiores destaques da novela, conquistando o público com sua presença imponente e autoritária.
Na trama, Coronel Justino é uma figura que inspira medo e respeito em Vila da Mata. Rival de Coronel Boanerges (Tony Ramos), Justino é um homem que não mede esforços para proteger sua família e seus interesses políticos. Seu caráter firme e, por vezes, impiedoso, tornou ele um dos pilares centrais da novela, que está atualmente em reprise na Globo.
Após Cabocla, o veterano ator continuou a trabalhar em diversos projetos na televisão e no cinema. Seu último trabalho em uma novela foi em Êta Mundo Bom! (2016), onde interpretou o simpático Professor Pancrácio. Desde então, o ator está afastado da TV, encerrando sua carreira de quase sete décadas.
Além de suas contribuições para a televisão, Mendonça também deixou sua marca no cinema brasileiro, com sua última aparição sendo no filme Tô Ryca (2016), mas sua presença ainda é notada em eventos culturais e encontros sociais, onde é frequentemente visto ao lado de sua esposa, a também renomada atriz Rosamaria Murtinho.
Mauro Mendonça e Rosamaria Murtinho formam um dos casais mais longevos e admirados do meio artístico brasileiro. Com 65 anos de casamento, o casal celebra uma união que gerou três filhos: JP Mendonça, músico de 62 anos; Rodrigo Mendonça, ator de 60 anos; e Mauro Mendonça Filho, diretor de 59 anos.
O afastamento do ator da TV não se trata apenas de uma questão pessoal. Em 2022, Rosamaria Murtinho chegou a falar que o casal ainda está disposto a trabalhar, mas não vem recebendo convites devido a falta de papéis para atores com idade avançada.