Em Alma Gêmea, Roberval (Rodrigo Phavanello) finalmente irá descobrir que é o neto perdido de Romeu (Luiz Gustavo). A revelação vem à tona em meio a uma série de enganos e desentendimentos, envolvendo outros personagens que tentam se passar pelo verdadeiro herdeiro do fazendeiro para ficar com a hernaça.
Tudo começa quando Alaor (Marcelo Barros) decide aproveitar a situação para se passar pelo parente de Romeu. Na pensão, ele anuncia que é o verdadeiro neto perdido, ganhando a atenção de todos. Porém, essa declaração levanta suspeitas, especialmente quando Roberval, ao ouvir a história que Romeu conta sobre seu neto, começa a se identificar com os detalhes.
O fazendeiro, que há tempos busca por seu neto, fica emocionado, passando a acreditar na história do farsante. Porém, Generosa (Lady Francisco), que está por dentro dos planos de Alaor, tenta confundir ainda mais a cabeça do velho rico. Ela revela que foi ela quem comprou uma correntinha para Alaor e que o instruiu a contar a história de que foi abandonado na porta de uma igreja, tentando dar credibilidade à farsa.
Com a confusão instalada, Terezinha (Andrea Avancini) também vê uma oportunidade de tirar proveito da situação. Ela se aproxima de Romeu e afirma ser sua neta, apresentando uma prova que parece inegável: uma corrente de Santa Clara. Para reforçar sua mentira, a vendedora exibe a corrente que pegou do quarto de Roberval, tentando convencer Romeu de que ela é a neta legítima dele.
Veja mais: resumo dos próximos capítulos de Alma Gêmea
Nesse momento, Hélio (Erik Marmo), que estava atento a tudo, percebe a manobra de Terezinha e lembra de várias ocasiões em que ouviu Dalila (Fernanda Machado) pedir a Roberval para esconder a correntinha. Com essa informação, o rapaz desmascara a vendedora, revelando ao fazendeiro que o verdadeiro dono da corrente é Roberval.
Com a revelação de Hélio, todas as mentiras são expostas, e Romeu começa a juntar as peças do quebra-cabeça. Ele percebe que Roberval é, de fato, o neto que ele tanto procurava. Assim, o personagem de Rodrigo Phavanello herda a fortuna do avô, tornando-se rico. Com o dinheiro, Roberval chega até a comprar a pensão, salvando todos do despejo provocado pelos planos de Raul.