
Na reprise de A Viagem, Alberto (Cláudio Cavalcanti) finalmente vai confirmar o que já vinha suspeitando há algum tempo: Alexandre (Guilherme Fontes) continua assombrando a própria família mesmo depois de morto. O médico, que também é médium, sentirá a presença do espírito perturbado e terá um confronto direto com ele, percebendo a gravidade da situação.
Tudo começa quando Alberto, desconfiado de que Alexandre está influenciando negativamente os parentes, resolve ir até o jardim da casa. Lá, ele sente uma energia pesada no ar, e logo enxerga o espírito do rapaz próximo a uma árvore. Com calma, inicia uma conversa e, no início, tenta acreditar que o jovem pode estar ali com uma missão positiva. “A missão dos espíritos que recebem essa graça é ajudar aqueles que ficaram, é orientar…”, diz ele.
Mas essa ilusão dura pouco. Alberto logo percebe que as intenções de Alexandre não são boas. “Você não voltou para rever ou ajudar alguém, você voltou para fazer mal”, afirma ele, relembrando que o rapaz havia jurado vingança contra Raul (Miguel Falabella) e responsabilizando-o pelos desequilíbrios que vêm afetando Guiomar (Laura Cardoso) e Téo (Maurício Mattar).
Mesmo diante de um espírito revoltado, Alberto tenta tocar o coração de Alexandre com palavras fortes. Ele explica que a vida continua após a morte e que todos estão em busca de evolução espiritual. Mas deixa um aviso claro: “Se você permitir que a amargura e o ódio continuem mandando no seu coração, você nunca vai se livrar desse sofrimento.”
Alberto expulsa Alexandre
Em um momento de coragem e fé, o médico encara o espírito e o manda embora: “Acima de você tem um poder muito maior. A minha fé é maior do que o seu ódio. Vai embora daqui.” Alexandre desaparece, mas Alberto fica visivelmente abalado, tremendo e tonto com o que acabou de vivenciar.
➡️ Veja também: resumo dos próximos capítulos de A Viagem
Logo depois, Estela (Lucinha Lins) chega e se espanta com o estado do médico. Ao perguntar com quem ele estava conversando, Alberto desconversa: “Com ninguém.” Ela estranha: “Não sabia que você falava sozinho.” Com um ar enigmático, ele responde: “Há muitas coisas a meu respeito que você não sabe. Eu vou voltar para o Rio.” E vai embora, deixando Estela cheia de dúvidas sobre o que acabou de acontecer.





