
Em A Viagem, um dos momentos mais impactantes da novela acontece com a morte de Alexandre (Guilherme Fontes) na cadeia, que também marca o início de sua vingança espiritual contra aqueles que ele acredita serem culpados por sua prisão e sofrimento, como Téo (Maurício Mattar), Raul (Miguel Falabella) e Otávio (Antônio Fagundes). Apesar de tudo, ele se despede de forma emocionante da irmã Diná (Christiane Torloni), a única pessoa que, em sua visão, realmente se importa com ele.
Antes de morrer, Alexandre enfrenta uma forte crise emocional e psicológica. Ele entra em greve de fome dizendo que não aguenta mais a comida da prisão, e o ódio que sente por todos à sua volta só aumenta — até por Lisa (Andréa Beltrão), ex-namorada que o deixou após a condenação.
Em uma visita ao presídio, Diná se sensibiliza com a situação do irmão e tenta confortá-lo, sem imaginar que aquele seria o último encontro dos dois ainda em vida. Na cela, Alexandre divide a comida levada por ela com outros presos, o que acaba irritando o líder do grupo.
Como represália, ele é brutalmente agredido. Depois disso, finge estar passando mal para ser levado à enfermaria. Lá, sozinho, toma uma grande quantidade de remédios de propósito, causando uma overdose. Mesmo com os esforços para reanimá-lo, Alexandre morre, e a trama entra em uma nova fase.
➡️ Veja também: resumo dos próximos capítulos de A Viagem
A notícia da morte chega primeiro a Téo, por telefone, e dá início a uma reviravolta sobrenatural. Agora no plano espiritual, Alexandre continua movido pelo desejo de vingança e passa a interferir na vida dos que ele considera inimigos, tornando-se uma presença sombria e ameaçadora além da vida.