
Em A Viagem, novela em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, Otávio (Antônio Fagundes) enfrentará momentos de muita angústia ao se deparar com a proximidade da morte, causada por um câncer avançado. Em meio a essa crise, ele confessa para Alberto (Cláudio Cavalcante) um desejo desesperado: partir deste mundo junto com Diná (Christiane Torloni).
Otávio revela desejo macabro para Alberto
Nos próximos capítulos, Otávio sugere a Alberto uma ideia forte e chocante: que ele e Diná façam essa “passagem” juntos, como uma despedida combinada. Claro que o médico espiritualista reage com choque e recusa a proposta, principalmente porque ele também passa a demonstrar interesse pela protagonista. “Eu só quero que a Diná me acompanhe nessa viagem. É meu último desejo”, desabafa Otávio.
“Isso é impossível. Essa viagem você vai ter que fazer sozinho”, responde Alberto, explicando que a vida não pode ser controlada conforme nossos desejos e que “cada pessoa, quando nasce, já tem seu tempo determinado”. Para ele, não dá para fugir da “lei de Deus”, e todo mundo precisa cumprir seu ciclo natural.
Otávio se prepara para a morte em A Viagem
Otávio fica triste, sentindo pela primeira vez a negativa do amigo em ajudá-lo. A crise se aprofunda ainda mais depois que outro médico confirma, de forma clara e direta, o quadro grave do câncer, eliminando qualquer esperança de cura.
➡️ Veja também: resumo dos próximos capítulos de A Viagem
Com esse diagnóstico, Otávio começa a se preparar para o fim, até mesmo se afastando emocionalmente dos filhos, para enfrentar sozinho o último capítulo da sua vida.