Em Alma Gêmea, Rafael (Eduardo Moscovis) finalmente descobre a verdade sobre a morte de Guto (Alexandre Barillari) e revela que Débora (Ana Lucia Torre) estava por trás disso tudo. Esse mistério vem à tona justamente quando a vilã morre de maneira inesperada, após sofrer um infarto fulminante na mansão.
Rafael reflete sobre os acontecimentos e começa a perceber que Débora foi vítima do próprio veneno – o mesmo que ela tinha dado a Guto na cadeia, conectando as duas mortes de forma chocante.
Tudo começa quando Débora prepara um copo de suco envenenado para oferecer ao dono do roseiral. Porém, por um descuido, o mordomo troca os copos na bandeja, e a vilã acaba tomando o copo com a substância letal. Em poucos segundos, ela cai morta, deixando todos, inclusive Rafael, surpresos. Mesmo com toda a maldade da vilã, ele decide, por misericórdia, arcar com os custos do velório e do enterro dela.
Apesar de parecer um acidente, Rafael começa a ligar os pontos e a associar a morte de Débora com a de Guto. Depois de uma conversa com Eduardo (Angelo Paes Leme), que confirma que o veneno pode matar sem deixar vestígios, Rafael começa a suspeitar de algo mais sombrio por trás dessa morte.
Veja mais: resumo dos próximos capítulos de Alma Gêmea
A verdade começa a ficar mais clara quando Eurico (Ernesto Piccolo) revela que viu Débora sozinha na cozinha mexendo nos copos de suco antes de morrer. Esse detalhe leva Rafael a uma conclusão: Débora tentou matá-lo, provavelmente para garantir que Cristina (Flávia Alessandra) herdasse sua fortuna.
Exibida originalmente pela Globo entre 2005 e 2006, Alma Gêmea foi escrita por Walcyr Carrasco. O elenco principal contou com nomes como os de Priscila Fantin, Eduardo Moscovis, Flávia Alessandra, Ana Lúcia Torre, Elizabeth Savalla, Walderez de Barros, Drica Moraes e Malvino Salvador.