Em No Rancho Fundo, Cira (Suzy Lopes) vai reforçar o seu título de maior fofoqueira de Lapão da Beirada, mas assim como fazia em Mar do Sertão (2022), a megera vai ultrapassará todos os limites ao espalhar uma mentira que vai complicar a vida dos mocinhos.
Tudo começa quando Cira se alia a Deodora (Débora Bloch), que a contrata para trabalhar na casa de Ariosto (Eduardo Moscovis) e tenta usar a mulher como seus olhos e ouvidos, pedindo que a fofoqueira fique de olho em todas as movimentações de Ariosto, especialmente em relação aos seus negócios e visitas.
Sem perder uma oportunidade de bisbilhotar, Cira aceita prontamente a tarefa, mas sua natureza fofoqueira logo se torna um problema quando ela começa a fazer suposições erradas sobre as situações que presencia, principalmente quando vê Quinota (Larissa Bocchino) visitar Ariosto.
A mocinha irá até a casa do empresário para exigir o fim da sociedade que envolvia a exploração na Gruta Azul. No entanto, Cira, que já estará envenenada por uma fofoca ouvida de Fé (Rhaisa Batista), interpreta a cena de forma completamente errada e acredita que Quinota foi ao encontro de Ariosto para revelar que está grávida de Marcelo (José Loreto).
Veja também: resumo dos próximos capítulos de No Rancho Fundo
Essa ideia absurda leva ela a concluir que Quinota teve um caso com Marcelo enquanto ainda estava casada com Artur (Túlio Starling). Sem pensar nas consequências, Cira começa a espalhar esse rumor pela cidade e o resultado é devastador. A cidade inteira é tomada pelo escândalo, e Quinota se torna alvo de chacotas e críticas de todos.
Livremente inspirada na peça A Capital Federal, de autoria de Artur Azevedo, No Rancho Fundo é escrita por Mário Teixeira, com a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman, e tem no elenco principal nomes como os de Larissa Bocchino, Túlio Starling, Andréa Beltrão, Alexandre Nero, José Loreto, Luisa Arraes, Débora Bloch e Eduardo Moscovis.