
Leia a seguir o resumo da novela turca Força de Mulher, em exibição na Record, (de 30/06 a 04/07/2025) e fique por dentro dos principais acontecimentos.
Resumo da novela Força de Mulher
Capítulo 244 – segunda, 30 de junho
À noite, o recepcionista bate à sua porta. Ele faz isso com intenções perturbadoras, convidando-a para ficarem juntos. Ela está paralisada: tem medo e, pela primeira vez, percebe que não tem escapatória. Raif tem Ceyda presente o tempo todo. E, quando ela não vai trabalhar, ele sente muita falta dela. Até Fazilet admite que a casa parece vazia sem ela. Portanto, mãe e filho decidiram ir a um restaurante.
Durante o jantar, o escritor recebe uma ligação. Ela descobre que Raif tirou muito dinheiro de sua conta. Para que? Ele não esconde dela o segredo: “Comprar um filho”. Fazilet fica surpresa a princípio, mas esclarece para ela: vai dar o dinheiro para Ceyda pagar a Dursun. O que ele não sabe é que Ceyda já obteve a tutela de Arda. Ceyda fica emocionada com a atitude de Fazilet e Raif.
Capítulo 245 – terça, 01 de julho
Sirin acredita que a polícia está atrás dela. Bahar conta a Fazilet a verdade sobre a morte de Sarp…. Sirin precisa tanto escapar que corre o risco de voltar para casa. Ela volta ao bairro Tarlabasi com muito medo, completamente camuflada, para não ser reconhecida. Ela quase cruzou o caminho de Enver e Bahar, mas uma pessoa a descobriu: Yusuf. Finalmente ela consegue entrar em sua casa. Porém, enquanto ela procura o dinheiro, alguns ruídos a denunciam. Bahar tem um pressentimento. Ao mesmo tempo, Enver entra no apartamento. Enver recebe uma ligação inesperada: de Sirin. Sua filha está chorando e parece desesperada do outro lado da linha. Ela implora sua ajuda para escapar e começar uma nova vida. Sirin tenta mover seu pai, garantindo que ela só terá uma segunda chance longe de lá. Suas palavras parecem causar impacto em Enver. Ceyda aceita pedido de Raif.
Capítulo 246 – quarta, 02 de julho
Enver decide deixar Sirin ir embora, apesar de tudo o que ela fez. Três meses depois, Bahar entra em cena como escritora de sucesso… Sirin precisa que Enver lhe dê o seu dinheiro, que ela não conseguiu encontrar no arriscado retorno para casa. Parece que Sirin vai conseguir seu objetivo: escapar graças a Enver, que até trouxe o dinheiro para ela. Ela garantiu-lhe que vai começar uma nova vida e despede-se dele com emoção e com um sorriso. Quando Sirin está saindo do hotel, alguns policiais entram. Sirin está detida! Ela é acusada de ter cometido dois crimes: o assassinato de Sarp e o atentado contra Doruk. Kismet, em uma van, ouviu toda a conversa que Sirin teve com Enver. A advogada, com sua missão cumprida, entra no carro de Cem, rumo à nova vida juntos. Já se passaram três meses desde que Sirin foi detida. Satilmis ensina Arda a dizer “mamãe”. Bahar é uma nova mulher. Ela triunfa com seu livro, que se tornou um best-seller, e expõe sua vida ao público.
Na primeira fila estão sua família e as pessoas importantes em sua vida. “ Uma mulher especial me disse: ‘Você não precisa contar sua história para mostrar que teve sucesso, mas para que outras mulheres vejam que você pode fazer isso ‘”, diz ela, parafraseando Fazilet. Sirin é internada em um hospital psiquiátrico. Sirin aparece sentada em um banco lendo um livro. Um menino senta ao lado dela, que fala sobre um plano de fuga. Tudo parece muito bem organizado. Ela até sorri para ele. Na verdade, ele está apenas brincando. Ele é outro paciente do centro e a fuga só existe em sua mente. Sirin observa o resto das pessoas doentes ao seu redor. Então ela se concentra novamente no livro. Foi ele quem trouxe fama à irmã: ‘ Mulher ‘. Bahar tem uma nova reunião com os editores. Eles negociam a produção de uma série para a TV. Tudo é paz e felicidade na casa de campo de Raif. O encontro foi arruinado por uma cobra que Bahar e Ceyda encontraram em seu quarto, o que fez com que todos acabassem dormindo na sala perto da lareira.
Capítulo 247 – quinta, 03 de julho
Satilmis ainda está esperando que Arda diga “mamãe”. Todos estão animados com o casamento de Ceyda e Raif… No sofá, Ceyda abraça Raif e Bahar acorda ao lado de Arif. Desde que se beijaram, o relacionamento deles parece estar consolidado. Quando eles saem para tomar ar fresco, Bahar fala sobre o lindo pedido de casamento de Raif e como eles são felizes juntos. Arif olha para ela com o canto do olho, parecendo estar tramando alguma coisa. Chegou um dia muito especial para o qual todos se vestiram a rigor: a proposta de Raif a Ceyda . Porém, algo acontece quando Enver começa seu discurso: é Arif quem pede Bahar em casamento ! É algo que já vinham planejando há muito tempo, Arif com a cumplicidade de Enver, Nisan e Doruk. Agora chegou o momento tão esperado, com Bahar completamente surpresa e animada.
Desta forma, são os seus próprios filhos que concedem a mão a Arif. A tradição turca determina que os noivos coloquem anéis, que são ligados por uma fita vermelha que os pais de cada pessoa cortam com uma tesoura para dar a sua bênção ao casal. Durante este rito, Enver toma a palavra. Ele quer desejar sorte aos dois casais. E revela-lhes “o segredo de um casamento feliz”: “Valorize e esteja sempre atento a esses momentos”. Algo preocupa Doruk há algum tempo : quando Bahar se casar com Arif , eles terão que mudar o sobrenome dela para o dele. E parece iminente agora que os sinos do casamento estão tocando. Bahar parece surpreso com a pergunta do filho, mas é Arif quem responde e dá uma grande lição de respeito às mulheres. “ Sua mãe não precisa fazer nada que ela não queira, ninguém manda nela ”, garante, e acrescenta: “ Sua mãe é uma mulher livre ”. Os filhos ficam felizes com essa decisão, mantendo o sobrenome Çezmeli, e retribuem a Arif com enorme carinho que faz Bahar se apaixonar ainda mais.
Capítulo 248 – sexta, 04 de julho
Enver teme que Sirin volte. Enver visita a filha na clinica e Bahar o acompanha. Sirin tenta avançar em Bahar quando a vê e é detida. Kismet dá seu carro e apartamento de presente para Arif. Todos estão animados com os casamentos de Ceyda e Raif e Bahar e Arif. Ceyda tem uma grande surpresa com a presença de sua mãe no casamento. Arda finalmente fala e emociona a todos. Bahar e Arif estão muito felizes com o casamento. No final, Bahar conta que sua história não é apenas sobre mulheres que superam os desafios, mas também sobre homens “que sabem respeitar as mulheres”.
*Os resumos podem sofrer modificações em função da exibição da novela na TV.
RELACIONADOS
Capítulos anteriores:
Capítulo 239 – segunda, 23 de junho
Arif e Ceyda precisam encontrar uma forma de colocar Sirin na cadeia. Cem ameaça o pai de Satilmis. Kismet se abre com Emre. … Arif tem ótimas notícias para Bahar: ela não precisa mais se preocupar com Cem. Kismet o convenceu a parar de chantageá-la e ameaçá-la. Desta forma, a sua grande preocupação desaparece. No entanto, Arif quer saber por que ela não recorreu a ele. Bahar explica que não queria derramar essa preocupação sobre ele. Bahar finalmente se deixa levar. Ela olha para ele atentamente… e o beija! “Agora serei feliz de verdade”, reflete. Kismet ainda está bem ciente do caso Arda. O momento chave se aproxima e Ceyda teria que se separar dele. No momento, Dursun não renuncia à sua tutela e continua a pedir uma quantia muito elevada de dinheiro.
Até mesmo Satilmis se dispôs a se sacrificar para que Arda não fosse com aquele homem que até o maltratou. Cem, também ciente do caso, decide ajudar Kismet. Claro, ele faz isso à sua maneira, de forma drástica, mas eficaz. Seus homens conseguem interceptar Dursun enquanto ele caminha pela rua e o colocam na van. Dentro está Cem. Apesar de estar em dificuldades, Dursun está relutante em assinar. Porém, ele acaba desistindo, fica sem Satilmis, sem Arda… e sem dinheiro. Sirin liga para a casa de Bahar e quem abre a porta é Doruk . A mãe dele está tirando uma soneca, enquanto Nisan está no banheiro. Ele estava olhando pela janela, notando um colchão abandonado no meio da rua. De repente, Sirin tem a mais sinistra das ideias: matar Doruk . É hora de se vingar depois de ser desmascarado pelas crianças no refeitório.
Capítulo 240 – terça, 24 de junho
Doruk decide confiar em Sirin, e Arif tem algo importante para dizer a Bahar. … Bahar ainda está tentando se acalmar depois que Sirin tentou matar Doruk ! O menino estava prestes a pular da janela de sua casa porque sua tia lhe disse que seria uma brincadeira. Arif finalmente conta o segredo mais macabro de Sirin: ele revela que Sarp não morreu em consequência dos ferimentos, mas sim que Sirin o matou.
Agora, toda vez que vê um policial, Sirin teme ser presa. São as consequências da surra que Bahar lhe deu por tentar matar Doruk. Ela encontra um lugar para se esconder. Ceyda consegue a tutela de Arda e comemora. Enver encontrou um bilhete no quarto de Sirin: ela ameaça suicidar-se. Enver compartilha esta carta com Bahar, que acredita ser “uma armadilha”. “Não se deixe enganar desta vez”, Bahar pede ao pai.
Capítulo 241 – quarta, 25 de junho
Sirin manipula Doruk, ele sobe na janela e corre um sério risco de vida. Bahar tem um ataque de fúria e vai atrás da irmã. Com a intenção de dar fim nas maldades de Sirin, Arif decide compartilhar com Enver e Bahar o que descobriu sobre a morte de Sarp. O alfaiate passa mal e precisa ser medicado. Sirin passa a se sentir acuada e foge, com medo de ser pressa.
Diante de tantas tragédias, Ceyda fica preocupada com saúde de Bahar e diz a Arif do medo que sente de a doença da amiga voltar. Enver chora copiosamente ao lembrar das maldades de Sirin. Arif se emociona com a possibilidade de retomar sua história de amor com Bahar. Ceyda acorda todos para informar que conseguiu a guarda de Arda. Enver conta para Bahar que encontrou uma carta de Sirin e ela pede que o padrasto não caia mais nas chantagens da irmã.
Capítulo 242 – quinta, 26 de junho
Arif e Enver encontram Cem no apartamento de Kesmet. A advogada fica sem reação, mas tenta disfarçar o desconforto. Emre se recupera de uma ressaca com a ajuda de Ceyda e de Saltimis. Ela prepara um café da manhã para Emre, Arda e Saltimis, e os surpreende com a notícia de que conseguiu a guarda de Arda. Frustrado por ter sido abandonado por Kesmet, Emre propõe casamento a Ceyda. Nisan e Doruk notam que Enver está triste e tentam animar o avô com um passeio no parque.
O recepcionista do hotel em que Sirin está hospedada percebe que há algo de errado com a jovem. Assustada Sirin volta ao quarto para não ser vista. Enver conta para Bahar sobre a visita ao psiquiatra de Sirin. Bahar conversa com Arif e fala da possibilidade de internar a irmã. Sirin fica apavorada ao ser importunada pelo recepcionista do hotel. Fazilet e Raif deixam Ceyda emocionada ao fazerem uma oferta para a moça. Saltimis tentar ensinar o irmão Ardar a fala a palavra “mamãe”.
Capítulo 243 – sexta, 27 de junho
Com medo de ser presa, Sirin compra roupas para andar disfarçada na rua. Ela volta para casa e tenta pegar o dinheiro que restou da herança deixada por Hatice. Bahar houve um barulho vindo do apartamento de Enver e, desconfiada, sobe para verificar se Sirin voltou. Na cafeteria, Yussuf conta para Arif que viu Sirin entrando disfarçada no prédio.
Na sequência, o comerciante liga para Bahar e avisa que ela está no local. Fazilet leva Bahar até a editora que está produzindo o livro. No caminho, aos prantos, Bahar revela para a escritora que Sirin foi responsável pela morte de Sarp e afirma que isso é importante incluir no livro. Arif retoma seu curso na faculdade. Fazilet diz que Bahar foi a única escritora do livro, e por isso só o nome dela está escrito na capa. Raif se joga no chão para pedir Ceyda em casamento.
Sinopse da novela
A novela Força de Mulher conta a trajetória conturbada de Bahar (Özge Özpi̇ri̇nçci̇), que foi abandonada pela mãe quando tinha apenas oito anos e, mais tarde, perde a avó e o pai.
A vida da protagonista novamente ganha sentido após ela conhecer Sarp (Caner Ci̇ndoruk), por quem se apaixona profundamente. Os dois se casam e têm dois filhos: Nisan (Kübra Süzgün) e Doruk (Ali̇ Semi̇ Sefi̇l).
No entanto, uma tragédia coloca Bahar mais uma vez em uma situação desafiadora. Sarp acaba morrendo em acidente devastador. De repente, ela se vê sozinha com os dois filhos pequenos.
Sozinha no mundo, Bahar é obrigada a enfrentar desafios imensos, enquanto busca proporcionar o melhor para suas crianças. O luto pela morte do marido se entrelaça com a batalha diária de ser mãe solo, criando um cenário desafiador e repleto de emoção.
Quem é quem em Força de Mulher?
Bahar (Özge Özpi̇ri̇nçci̇) – Abandonada pela mãe ainda pequena, foi criada pelo pai. Encontra a felicidade quando conhece Sarp e forma uma família com ele. Após a morte do marido, cria os dois filhos sozinha Nisan e Doruk. Apesar da tragédia, Bahar não perde o espírito de luta e se dedica ao bem-estar de suas crianças. O amor pelo falecido marido permanece, como uma ferida aberta, e ela não considera a possibilidade de se apaixonar por outra pessoa. Em meio ao caos e às dificuldades, Bahar ainda precisa lidar com a volta da mãe, após 20 anos.
Sarp (Caner Ci̇ndoruk) – Ele morreu em um acidente de navegação, há quatro anos. No entanto, as memórias e o grande amor de sua esposa, Bahar, o mantém vivo, como um dos personagens mais importantes da história. Homem bonito e aventureiro, a maior paixão de Sarp é escalar montanha. Gosta de fotografia e de colecionar álbuns de música. Apesar de parecer alegre, bem-humorado e despreocupado, no fundo, é muito questionador. Pai de Nisan e Doruk.
Doruk (Ali̇ Semi̇ Sefi̇l) – Filho mais novo de Bahar e Sarp. Um menino de quatro anos, com uma rica imaginação. Muito inteligente e com sensibilidades diferentes, ele não se interessa por coisas comuns às outras crianças.
Ni̇san (Kübra Süzgün) – Filha mais velha de Bahar e Sarp. Tem sete anos. Menina inteligente, sensível, entusiasta e alegre. É muito ligada à família. Adora ouvir histórias sobre o pai falecido e, como Bahar, também acredita que Sarp os observa de longe.
Hati̇ce (Bennu Yildirimlar) – Mãe de Bahar. Para escapar de um casamento infeliz, deixou a filha para trás e recomeçou uma nova vida, ao lado de Enver. Quando a filha Sirin nasce, ela esquece o passado e passa a se dedicar somente à caçula. Bahar se torna apenas uma memória distante e triste para ela. Anos depois, quando reencontra a filha que abandonou, fica profundamente abalada.
Si̇ri̇n (Seray Kaya) – Filha mais nova de Hatice, sempre foi problemática. Meia irmã de Bahar. Não consegue entrar na universidade após se formar no ensino médio. Deseja ingressar no departamento de pintura da Faculdade de Belas Artes, mas os problemas psicológicos e a instabilidade emocional a atrapalham. Tem uma personalidade tímida, sempre se afasta das pessoas e tem medo de socializar.
Yeli̇z (Ayça Erturan) – É amiga de Bahar no trabalho. Energética e bonita. Cria os dois filhos sozinha, assim como Bahar. Muito pensativa, prefere a simplicidade das coisas, mas precisa de um homem para se apoiar.
Jale (Ece Özdi̇ki̇ci̇) – Médica e esposa de Musa. Mãe do pequeno Bora. Amiga de Bahar. Apesar da família, é infeliz com a vida que leva e deseja completar sua especialização e se dedicar, integralmente, à profissão. A chegada de um antigo amor, no hospital onde trabalha, vai mexer com as estruturas de Jale.
Musa (Devri̇m Özderakin) – Funcionário na prefeitura do distrito, é um homem bom e confiável e casado com Jale, por quem é apaixonado desde a infância. Com o tempo, à medida que a mulher se cansa desse casamento e das responsabilidades familiares, Musa enfrentará tempos difíceis.
Enver (Şeri̇F Erol) – Segundo marido de Hatice e pai de Si̇ri̇n. É um eterno romântico. Não tem grandes ambições, está sempre satisfeito e feliz com a vida que leva. Tem um coração de ouro e forte senso de justiça. Sua maior felicidade é estar com a esposa e filha. Gosta de aproveitar a vida e seus pequenos prazeres, sem maiores preocupações.
Ari̇f (Feyyaz Duman) – Segundo esposo de Bahar. Dono de uma cafeteria. Jovem bonito, carismático e inteligente. Ocupa seu tempo na cafeteria e na boemia, junto com os amigos. Também se interessa por corridas de cavalos e futebol.
Julide (Şebnem Köstem) – Mãe de Sarp, sogra de Bahar, avó de Nisan e Doruk. Torna-se amiga de Bahar.








Não queria que o Sarp tivesse morrido, mas amei ele fora do caminho de Bahar e Arif. Embora falando que amava Bahar, mesmo sabendo dela e dos filhos, ele não teve posicionamento diante da Piril e do pai. Foi levando em lenga lenga, manipulando tudo. Querendo se manter casado com Piril por capricho e dinheiro, mesmo que não vivesse feliz e ainda querendo manter Bahar exclusiva para ele e aceitando ele com segunda família, sem cabimento! Possessivo e narcisista! Arif é o merecedor de todo amor de Bahar, mesmo quebrado, chateado e até mesmo traído ele nunca soltou a mão dela, dos filhos e dos demais. Companheiro e leal de verdade! Por um tempo, achei que a própria Bahar nem merecia Arif, porque ficou se fazendo e usando os filhos como pura desculpa! Mas esse final feliz entre Bahar e Arif, é merecido pelo Arif <3
comentário: a NOVELA, fala de uma maluca que inferniza a vida da bahar, tentando destruir a sua felicidade, voces nao compreendem nada, pra pisicologia, mostra uma pisicopata e o que ela faz com os seres que estão em redor, sendo capaz até mesmo de matar, por pura maldade e não tem arrependimento, ou gente sem noção, não é uma trama de amor e sim de uma doente mental, que acaba no hospicio e depois na cadeia, acordem e vejam quem vive com voce se nao tem um doido ou maluca na sua volta? acordem! narcisista também é bem parecido!
Eu queria que Bahar ficasse com Sarp depois de sofrer tanto, o certo ela deveria ficar com Sarp, e também Hatice não era pra ter morrido fora , que Eelis morreu também, teve umas coisas que gostei como Piril, foi embora o pai dela morreu , Nezi também é até tudo bem.
Ñ VAI FAZER FALTA SE VC VAI ASSISTIR OU Ñ POIS EU VOU CONTINUAR ASSISTINDO ATÉ O ÚLTIMO CAPÍTULO
Sarp é Hatice não poderiam ter morrido, depois de tanto sofrimento Quando eles resolvem se acertar, Sarp morre de verdade. Muito sem graça. Depois inventaram aquela confusão da Bahar com Ceyda fazendo aquelas comidas. Isso pra mim, estão sem saber como terminar a novela e fica inventando coisas. Já deixei de assistir, horrível.
Sarp não podia morrer não gostei queria e uma família sejam felizes mas ficou sem graça demais ..
Se sarp.morree não vou assistir mas, muito sem sentido.
Sirin faz todas as maldades e nada acontece.
Se sarp morrer acabou a novela, não tem mais graça. Os 2 tem quer terminar juntos.
AMO ESTA NOVELA NAO PERCO NEI UM DIA, MAS NÁO GOSTEI DA MORTE SARP E NEI DE HARTICE.
QUEM TINHA QUE MORRER ERA SIRIM.
Bem lembro muito bem do episódio q Sarp falou pra Perfil q a amava, agora depois diz q nunca amou. Não pra mim não cola, pode não ter culpa do que ouve, mais bem q gosto de fica rico e até teve em tão pouco tempo dois filhos. Pra mim quem tem q termina com Barra e Arif. A história de Sarp já acabou a muito tempo, afinal filho não prende homem não. Pode tá separado e muito bem cuida dos filhos.
EU AMO ❤️ ❤️ ❤️ ❤️ ESSA NOVELA EU Ñ PERCO NENHUM CAPÍTULO
Mais uma vez a Bahar motrando que nunca esqueceu o Sarp e acaba voltando para os braços dele. E aquela xaropada de que fazia tudo pensando nos filhos, hein? Tudo papo furado como eu sempre pensei, na verdade, jamais foi apaixonada por Arif e o coitado, achando que era correspondido 🐃! E ainda temos que aguentar os faniquitos da Nisan, chata e mimada como sempre, alvo fácil da cobra da Sirin. É cada uma! 🙁
Novela horr****, assisti até a morte de Sarp. Ele não devia morrer, e sim recuperar a família, pois não teve culpa de nada, novela ridícula, não assistir mais, e ainda vou divulgar para ninguém assistir. Começou e vai terminar horrível. Não destrói uma família que se ama. Fazendo todos sofrerem. O Arif é legal, ajudou Baha, mas é um amigo somente.
Concordo com você, não gostei. Assisti fiquei sem graça.
Paramos de assistir, desde que SARP voltou, todo bonzinho e as crianças (normal) se derretendo pelo pai que apesar de tudo, não procurou a família. SARP homem ESTÚPIDO, não respeita PIRIL e Bahar, uma abestalhada que, depois do acidente, ainda dá crédito a esse cretino, deixando Piril e Arif para trás. HAJA PACIÊNCIA!
Bahar deveria terminar com arif, e o sarp vendo a felicidade deles, pois só novela pra uma pessoa acreditar que a família morreu e não procurar mais informações.Afinal ele deveria ter procurado os pais dela e não casar com outra, e ficar no bem bom.
Também acho a Bahar uma bestalhona! Se não queria ficar com o Arif, que não enrolasse o rapaz. Que coisa, o cara teve que morrer mesmo para ela seguir em frente e depois se casar com o bobão do Arif. Eu hein?!
Eu acho que Bahra deve casar com Sarp e Arif casar com a Ceida, a mãe da Bahra não deveria morrer porque o marido deve ter um final feliz com ela.. 👍
EU CONCORDO COM VC
Se Bahar não ficar com Sarp, acho que perdi meu tempo assistindo a novela. Final muito triste e sem graça. E o mau sempre vencendo.
Ficou chato o sarp ter morrido,devia ter outro final p ele…Hatice e Enver TB não deveria morrer quem tinha que morrer é Sirim que é ruim…devia passar esta novela em português…
MAS A NOVELA ESTÁ PASSANDO NA RECORD DUBLADA
Assisto TDS os dias, não perco um capítulo, mulher guerreira essa bahar
Essa novela vai ficar sem graça depois que sarp morrer, nem faço questão de assistir !! Os produtores não souberam dar um destino a Sarp!
Nunca.gostei de novelas, mas
Está me prendeu hoje não perco
Episódio, adorava que fosse passada em Portugal meu pais de origem temjoma certeza que iriam adorar.
Minha novela favorita, não perco um dia ❤️
Não perco nem um capítulo de força de mulher
Amo essa novela… História maravilhosa, enredo, falas, exemplo de condutas, criação de filhos, educação, pensamentos. Estou viciada nos atores, no país, na história etc… Quero ir para Turquia
Tem gente aqui reclamando q não devia morrer fulano beltrano etc q Bahar casou com Arif pq Sarp morreu bla bla bla… Está novela é a vida real como ela é… Nem tudo é como queremos e nossas vidas tomam outro rumo, essa vida é assim mesmo, real…
Novela encrivel, gosto por demais