Em O Rei do Gado, Bruno Mezenga (Antônio Fagundes) ficará revoltado após descobrir que Geremias (Raul Cortez) vai comprar a fazenda que deixou para Léia (Silvia Pfeifer) no processo de divórcio. O protagonista, então, desabafará com Zé do Araguaia (Stênio Garcia), que se oferecerá para matar o idoso.
“Eu sei quantos anos da minha vida custou para formar aquela fazenda”, lamentará Bruno para Zé. “Quer dizer que o maldito do seu tio Berdinazzi se aproveitou“, perguntará o empregado. “Foi, Zé. Mas com esse eu vou dizer uma coisa, com esse eu ainda vou acertar as contas”, disparará o rei do gado, muito furioso.
Zé perguntará se tem como recuperar a fazenda entrando na justiça. “O desgraçado assinou um compromisso de compra e venda já com 1 milhão no bolso se valendo de uma procuração que a infeliz da minha mulher para ele, para ele fizer o que quisesse com aquela fazenda”, falará o personagem de Antonio Fagundes.
Zé indagará para Bruno: “o que que o patrão vai fazer?”. “Eu vou ficar por aqui matutando… mas uma coisa eu lhe digo. Aquele maldito não vai ficar sem chumbo”, disparará o fazendeiro. Nesse momento, Zé dará uma sugestão perigosa.
“Se o senhor não quiser sujar as mãos por causa de que ele é um parente seu… é só me avisar aí que eu despacho o infeliz“. Bruno ficará surpreso com a proposta: “Você faria isso, Zé do Araguaia?”. “Pelo meu patrão não, pelo amigo”, concluirá o caipira.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa em 209 capítulos, a trama é protagonizada por Antônio Fagundes, Patricia Pillar, Raul Cortez, Glória Pires, Fábio Assunção, Silvia Pfeifer, Carlos Vereza e Stênio Garcia.