A partir desta segunda-feira, 07 de novembro, veremos um show de atuações de nomes estrelares em O Rei do Gado. A novela está de volta após 27 anos de sua primeira exibição e ocupará a faixa do Vale a Pena Ver de Novo.
Veja também – Globo em desespero: Com atrasos em O Rei do Gado, tapa-buraco substituiu horário às pressas
Dentre os nomes famosos que veremos na novela, está Gloria Pires. A atriz viveu a vilã Rafaela, uma mulher sem escrúpulos e capaz de enganar o velho Geremias (Raul Cortez). O fazendeiro procurava por Marieta, sua sobrinha e única herdeira viva.
Rafaela surgiu se autodenominando Marieta, para enganar o homem e roubar a fortuna. Depois, acontece uma grande reviravolta na trama, quando Luana (Patricia Pillar) é descoberta como a verdadeira Marieta.
O impasse com Gloria Pires começou quando lhe foi oferecido um papel que acabou não ficando com ela. Patricia Pillar interpretou Luana, que inicialmente seria vivida por Pires. Entretanto, executivos globais alertaram sobre um equívoco que poderia ser cometido caso Gloria Pires permanecesse prometida para a personagem.
Pouco tempo antes de O Rei do Gado, a atriz havia interpretado a personagem principal de Memorial de Maria Moura (1994) e ela era bastante semelhante a Luana. Portanto, Pires deixou o papel e passou a ser Rafaela.
Veja também – Triste coincidência: 21 mortes em massacre no Pará fez audiência de O Rei do Gado disparar
Injuriada com a troca, Pires recebeu uma promessa de Benedito Ruy Barbosa. Ele garantiu que Rafaela seria uma mulher traiçoeira, mas que também teria um lado bom. A atriz confiou na promessa, que acabou não se cumprindo.
No decorrer da trama, percebeu-se que a personagem tinha uma notoriedade cada vez menor. Sem aceitação do público, Rafaela praticamente sumiu da história e Luana ganhou destaque. Imediatamente, Gloria Pires passou a usar seu espaço na imprensa para criticar a decisão do autor.
“Parece que a personagem sobre a qual o autor escreve é uma, a que estou fazendo é outra e a que o público está vendo é uma terceira. Muita gente diz que estou má na novela. Não vejo nada de malvado na Marieta“, disse a intérprete de Rafaela à uma reportagem do jornal Estadão, na época.
Depois, em sua biografia, a atriz voltou a tocar no assunto. Ela disse ter se sentido frustrada com o fato da promessa de Benedito Ruy Barbosa não ter sido cumprida, uma vez que aconteceu exatamente o contrário daquilo que ela esperava.
Veja também – Deixaram saudades: Cinco atores de O Rei do Gado que morreram vítimas de câncer
“Houve algum problema, porque ele não desenvolveu a personagem como havia falado. É horrível quando você espera algo que não vem“, disse Pires, que precisou estar na novela até o fim, mesmo sem sentir satisfeita com o que estava acontecendo.
“Arregacei as mangas e levei a missão até o fim, dignamente. Foi o que me restou fazer“, concluiu a atriz. O Rei do Gado volta à Globo a partir desta segunda-feira, 07 de novembro, sempre na faixa do Vale a Pena Ver de Novo.