Uma prática incomum e excepcional se tornou praxe durante a pandemia. Impossibilitada de gravar suas novelas normalmente, a Globo precisou parar as produções e dividir a exibição por partes.
Veja também – Da TV para as telonas: Confira quatro novelas que viraram filmes
Mas, em outras ocasiões e por outros motivos, esta divisão de novelas também aconteceu não só por parte da emissora carioca, como também em outras TVs. É por isto que, a seguir, vamos relembrar alguns casos de folhetins que contaram com duas ou mais partes. Acompanhe:
Amor de Mãe
Prestes a chegar na reta final, Amor de Mãe teve suas gravações interrompidas diante do agravamento da pandemia. Com isto, a novela das nove de Manuela Dias parou no 102° capítulo e só voltou 1 ano depois, em 15 de março de 2021.
Veja também – Incorporou espírito: Experiência sobrenatural vivida por ator durante gravação de novela repercute até hoje
Gênesis
Uma das últimas produções inéditas da Record intitulada como novela, Gênesis contou com um total de sete partes. Em cada uma delas, mudavam a maioria dos personagens, permanecendo apenas os dois principais: Flávio Galvão (Deus) e Igor Rickli (Lúcifer). Todas as partes foram exibidas em sequência, entre janeiro e novembro de 2021.
Veja também – Das telinhas para os palcos: Veja cinco novelas que fizeram sucesso na TV e também nos teatros
Salve-se Quem Puder
Sucedendo o fenômeno Bom Sucesso na faixa das sete, Salve-se Quem Puder seguiu o mesmo fluxo de Amor de Mãe. Por isto, precisou sair do ar em 28 de março de 2020. Diferente do caso da novela das nove da época, o título de Daniel Ortiz estava na metade de sua exibição quando precisou ser interrompido. O retorno também demorou um pouco mais que Amor de Mãe, em maio de 2021.
Veja também – Dívidas, problemas na Justiça e mais: Saiba o drama do ex-galã global que acaba de ser despejado
Verdades Secretas II
A segunda temporada de Verdades Secretas foi a primeira novela brasileira que estreou inicialmente em uma plataforma de vídeo para apenas depois chegar à TV. Com isto, em outubro de 2021, a estreia foi dividida por partes. Cada parte continha 10 capítulos e estreava a cada duas semanas.
Veja também – Adeus doloroso: Criadora de Malhação começou carreira catando lixo e teve fim inesperado
Todas as Flores
Comparada constantemente com a atual novela das nove em exibição na TV, Todas as Flores foi dividida em duas partes ao longo de seu lançamento no Globoplay. A primeira parte, com 45 capítulos, foi disponibilizada semanalmente entre outubro e dezembro de 2022. Enquanto isto, a segunda parte com outros 40 capítulos está prevista para ser disponibilizada a partir de abril de 2023.
Veja também – A quizila acabou: Entenda a maldição que a Globo quebra com o fim de Malhação