A novela Nos Tempos do Imperador, exibida pela Globo no horário das 18h, apresentou uma série de problemas antes de ser levada ao ar. Isso porque a pandemia da Covid-19 prejudicou o andamento das gravações e, em consequência disso, a direção da história precisou tomar algumas providências.
Na época, quando a pandemia da Covid-19 apertou, as filmagens precisaram ser paralisadas. Dessa forma, alguns atores acabaram deixando o elenco da novela durante esse período. Teve artista que se despediu da história por se enquadrar no grupo de risco, enquanto outros deram preferências para outros trabalhos.
A novela é escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, sob direção geral de João Paulo Jabur. Selton Mello, Mariana Ximenes, Letícia Sabatella, Gabriela Medvedovski e Michel Gomes são os protagonistas do folhetim. Ambientada em 1856, Nos Tempos do Imperador é uma sequência de Novo Mundo (2017) e conta os desafios do reinado de dom Pedro II.
Andreia Horta estava cotada para interpretar Teresa Cristina e chegou a dar entrevistas dando detalhes sobre a personagem. Mas, com o primeiro adiamento da novela, a atriz deixou o elenco e aceitou o convite para ser a protagonista de Um Lugar ao Sol. Letícia Sabatella, então, foi chamada para viver a Imperatriz.
Matheus Nachtergaele chegou a ser convocada para interpretar o vilão Tonico. Mas, Alexandre Nero acabou ficando o papel na trama. Vale lembrar que o motivo para o ator abrir mão do personagem veio à tona. Acontece que ele aceitou fazer a série Cine Holliúdy – depois, também esteve em Todas as Mulheres do Mundo.
Vera Holtz interpretaria a personagem Carlota Pindaíba, mas acabou se afastando da trama após o agravamento da pandemia da Covid-19. Mesmo após já ter gravado algumas cenas, ela acabou sendo preterida por integrar o grupo de risco da doença. Paula Cohen entrou em seu lugar.
Luís Melo foi outro que teve que abandonar o elenco por causa da Covid-19. Ele viveria o fazendeiro João Batista Pindaíba e acabou sendo substituído por Ernani Moraes. O ator, que não mora no Rio de Janeiro, achou melhor não se arriscar pegando ponte aérea toda semana em um avião.
Nathalia Dill chegou a ser cotada para viver a Luísa, a amante de Dom Pedro II. Contudo, a jovem perdeu o papel para Mariana Ximenes. Vale lembrar que não tem mais contrato com a Globo, mas pode trabalhar na casa por obra.
Outro grande ator cotado para interpretar Tonico foi Lúcio Mauro Filho. Alguns sites de TV chegaram a revelar que ele estaria na novela, mas, ao final, Nero ganhou a disputa.
Emílio Dantas foi o primeiro nome pensado para interpretar Dom Pedro II. Mas, a Globo também estendeu o convite para Selton Mello, que aceitou voltar às novelas após mais de 20 anos. Dessa forma, o outro ator foi remanejado para a série Todas as Mulheres do Mundo, do Globoplay, que também foi exibida pela Globo.