Atualmente no ar na reprise de Alma Gêmea, em reexibição no Vale a Pena Ver de Novo desde abril, Cecília Dassi não quer mais saber de fazer novela. A ex-atriz, que interpretou a jovem Mirella, abandonou a carreira artística e leva uma vida longe dos holofotes.
Cecília estreou na televisão na segunda metade da década de 1990, quando tinha apenas 6 anos de idade. A estreia nas novelas aconteceu em Por Amor (1997), em que viveu Sandrinha, personagem que roubou a cena e se destacou no folhetim de Manoel Carlos.
Em seguida, esteve em tramas como Suave Veneno (1999), A Padroeira (2001) e O Beijo do Vampiro (2002). Entre 2004 e 2005, foi apresentadora da TV Globinho, função que deixou para interpretar a Mirella de Alma Gêmea (2005).
Largou a carreira de atriz
Após a trama das seis de Walcyr Carrasco, Cecília atuou em apenas mais três folhetins: Sete Pecados (2007), Três Irmãs (2008) e Viver a Vida (2009), sua última novela. Seu trabalho derradeiro como atriz foi no filme Gonzaga: de Pai pra Filho (2012).
Depois do longa-metragem, ela abandonou a carreira artística para seguir um novo rumo. Cursou a faculdade de Psicologia e passou a trabalhar na área desde então. A insatisfação como atriz foi determinante para a decisão.
“Acho que já não estava mais fazendo muito sentido. Percebi que (a atuação) funcionava melhor para mim enquanto um hobby. A ideia de fazer novela, que é o principal meio de sobrevivência financeira dos atores do Brasil, não me agradava. É um formato em que a gente tem menos espaço criativo e foca mais no resultado mesmo. A gente não tem muito tempo de estudar. Não estava me satisfazendo mais como artista”, contou ela em entrevista ao jornal O Globo, em junho.
“Comecei a perder um pouco o encanto, digamos, pelo universo. Se eu não tivesse nenhuma outra alternativa, eu poderia ficar fazendo teatro. Mas, como me encantei muito pela psicologia, fez todo sentido a mudança de carreira”, confessou a ex-atriz.
Não sente falta da fama
Na época em que interpretou a Mirella na novela das seis da Globo, Cecília tinha 15 anos. Atualmente com 34 anos, ela disse que não descarta um retorno ao trabalho como atriz, mas garantiu que não sente falta.
“Não sinto falta. Não digo que não voltaria, porque a vida é complexa. Hoje, com certeza não. Mas não descarto a possibilidade, especialmente no teatro e no cinema, fazendo trabalhos mais fechados. Na minha rotina hoje nem caberia, mas sou muito conectada a arte de modo geral”, afirmou.
Atualmente, além da reprise de Alma Gêmea, Cecília Dassi também pode ser vista em Viver a Vida, em reexibição no Viva.
porque a globo não reprisa o bem Amado