Hoje, dia 19 de agosto, fazemos 1 semana que perdemos um dos maiores nomes da história da dramaturgia nacional. Tarcísio Meira nos deu adeus depois de ser vitimado pela Covid-19. Ele ficou internado por alguns dias, quando na quinta-feira passada (12/08) veio a triste notícia.
Veja também – Quatro vezes em que a Globo foi detonada por apropriação cultural nas novelas
Não seria possível listar aqui todos os papéis interpretados por este gigante talento que perdemos, até porque são mais de sessenta atuações. Porém, os mais lembrados pelo público serão os que iremos destacar por aqui, pois foram estes papéis que pararam o Brasil com o impacto do talento de Meira. Começamos por João Coragem, em Irmãos Coragem (1970), considerado um marco da teledramaturgia nacional. Foi o primeiro papel marcante da história do ator.
Depois em Brilhante (1981), Tarcísio é lembrado por ter feito par com Vera Fischer, ao interpretarem juntos o casal Paulo César e Luiza. Participou também da primeira versão de Guerra dos Sexos em 83, interpretando uma das duplas que se digladiavam entre si. O personagem dele era o Felipe, que foi revivido por Edson Celulari na segunda versão da novela em 2012.
Veja também – Três novelas que tiveram atores expulsos por conta de brigas nos bastidores
Em Roque Santeiro (1985), o ator fez o personagem do Coronel Emerenciano Castor. Foi também o prefeito da cidade fictícia onde se passava Fera Ferida (1993), Feliciano Mota da Costa. No ano de 1996, viveu o Giuseppe Berdinazzi, patriarca da família Berdinazzi que disputava terras com os Mezengas em O Rei do Gado. O último papel marcante de Tarcísio nesta década de 90 foi o empresário César, de Torre de Babel (1998).
E quem não se lembra do Bóris Vladescu, que Meira deu vida em O Beijo do Vampiro (2002)? Dois anos depois, em Senhora do Destino o ator foi o Zé Carlos Tedesco, marido da vilã Nazaré Tedesco. Após viver muitos papéis de destaque, em 2013 chamou atenção ao ser o Tibério Vilar, personagem marcante de Saramandaia. Em 2016, emendou dois papéis relevantes: o Jacinto de Sá Ribeiro (Velho Chico) e Fausto Leitão (A Lei do Amor). O último personagem vivido por Tarcísio Meira em novelas foi o Lorde Williamson de Orgulho e Paixão (2019). O ator nos deu adeus aos 85 anos.
Veja também – Saiba quais novelas de sucesso foram ao ar com gravações concluídas