Resumo das Novelas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Resumo das Novelas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Globo

Não foi só a Patrícia Poeta: quatro vezes em que a Globo foi detonada por apropriação cultural nas novelas

Arthur Marinho Publicado por Arthur Marinho
02/08/2021 - 21:26
Publicidade de “Negócio da China” em que os atores puxam os olhos, imitando orientais (Imagem: Reprodução/Twitter/@fefegwaa)

No último dia 22 de julho, o nome de Patrícia Poeta esteve envolvido em mais uma lista de cancelamentos. Dessa vez, os haters direcionaram críticas à apresentadora substituta do “Encontro” porque ela usava um quimono japonês ao tentar “homenagear” o país-sede da edição 2020 das Olimpíadas, ocorrida em 2021 devido o adiamento por conta da explosão da pandemia. Foram muitos comentários, os quais estiveram sendo desprezados por ambas as partes: nem Patrícia, tampouco a Globo demonstraram interesse em responder o burburinho, dando a entender que estavam em conformidade com a situação e que não estavam nem um pouco arrependidos pelo fato.

A atitude repete um fato ocorrido com a titular do próprio matinal. Em 2016, Fátima Bernardes apresentou o “Encontro” usando diversas perucas e, até hoje, é lembrada pelo erro. Mas, assim como a situação atual, não houve reparações sobre o caso e isto parece ser algo rotineiro. Com isto, vamos relembrar algumas situações em que a Globo pecou ao tentar retratar culturas ou povos em suas novelas e que, consequentemente, esteve com sua reputação abalada porque entendeu que estava fazendo algo correto, mas na verdade estava se apropriando de traços identitários:

O Bem-Amado (1973)

Aclamada até os dias atuais, a novela é considerada um dos clássicos do canal. Recentemente, ganhou destaque ao ser relançada para o Globoplay. A novela gira em torno da história de Odorico Paraguaçu e se passa em uma cidade do litoral baiano. Odorico é o prefeito de uma cidade fictícia chamada Sucupira e por lá é aclamado pela população, que é enganada pelo prefeito corrupto. Porém, segundo estudiosos das faculdades de Comunicação, a novela nada mais é do que mais um exemplo da esteriotipação do nordestino.

No artigo “O nordeste nas novelas da Rede Globo: 1965-1975”, as estudiosas Andréa Cardoso Nunes e Jacqueline Lima Dourado dão ênfase ao fator de que os personagens da novela são caricatos. As estudiosas vão mais além e dizem: “Destaque deve ser dado a alguns tipos recorrentes em representações do povo nordestino: Odorico (o político corrupto, inescrupuloso, de hábitos bastante peculiares), as irmãs Cajazeiras (beatas, “fogosas”), Zeca Diabo (ex-cangaceiro, analfabeto, violento, mas ao mesmo tempo ingênuo), Zelão (um inocente pescador que tenta construir para si um par de asas que lhe permita voar)“.

“O Bem-Amado” é considerado um dos clássicos da Globo (Foto: Divulgação/TV Globo)

Negócio da China (2009)

Considerada a novela com a pior audiência da história das 18h, as dores de cabeça por conta da trama não se limitaram a saída repentina de Fábio Assunção. O ator, que na época lidava com o vício em drogas e teve que deixar a a novela no meio das gravações, era só mais um problema. A Globo teve que lidar também com o fato de que, a novela com enredo sobre a China, em seu elenco tinha apenas cinco atores descendentes asiáticos, o que causou um certo desconforto para a comunidade chinesa na época. Os demais, eram atores brasileiros, com feições ocidentais e que faziam cenas usando trajes orientais.

Em 2019, internautas discutiram sobre a questão e trouxeram a tona algo ainda mais delicado: as publicidades de “Negócio da China” mostravam os atores puxando os olhos. E você já deve até imaginar que a reação dos internautas não foi nada boa.

Publicidade de “Negócio da China” em que os atores puxam os olhos, imitando orientais (Imagem: Reprodução/Twitter/@fefegwaa)

Segundo Sol (2018)

A novela foi mais uma tentativa da Globo tentar se sobressair das derrotas para a Record em algumas praças consideradas problemáticas. A Bahia é a pior audiência da Globo em todos os estados e isso é um fato. Porém, na época do lançamento da novela, a situação era ainda pior. O “Notícias da TV”, de Daniel Castro, fez até uma matéria sobre o assunto, onde o título era “Na terra da novela das nove da Globo, até o Jornal Nacional perde para a Record“. E a ideia da Globo era exatamente chamar a atenção dos baianos, para reverter o quadro crítico. Na busca de soluções, “Segundo Sol” surgiu como uma luz no fim do túnel.

Havia grande expectativa para que a novela de João Emanuel Carneiro, além de reaver o prejuízo da maior emissora do país em uma das principais praças de audiência televisiva, também repetisse a fervorosa repercussão de “Avenida Brasil”, outra “cria” do noveleiro. Porém, além de seus índices terem sido mornos em comparação com as tramas antecessoras, a novela foi acusada de apropriação e racismo.

Até mesmo o MPT (Ministério Público do Trabalho) protocolou ação para que a emissora se justificasse sobre a escolha de seu elenco para uma novela que retratava um estado de forte presença negra, mas que tinha um número pífio de atores negros. Na época, a Globo desconversou e disse que “respeita a diversidade e repudia qualquer tipo de preconceito e discriminação, inclusive o racial”. Mas, na prática isto não se via em “Segundo Sol”, tanto é que não caiu no gosto do baiano, até porque não o retratava.

Novo Mundo (2017)

Aqui no Brasil demorou mas depois colou, só que em Portugal não foi bem visto o fato de que a novela das 18h tinha personagens com sotaques lusitanos. O estranhamento com os sotaques feitos principalmente pelos personagens Leopoldina (Letícia Colin), Thomas (Gabriel Braga Nunes) e Anna (Isabelle Drummound) quase causou uma rejeição à trama logo em seu início aqui no Brasil, com os críticos especializados em novelas chegando a taxar estes sotaques como incômodos. Porém, isto foi deixado de lado após o público se acostumar, o que não aconteceu em Portugal. Se vendo de maneira caricaturada, uma pesquisa realizada no país após a queda de audiência na exibição da novela diagnosticou que os portugueses não gostavam da maneira como eram retratados, de acordo com a jornalista Patrícia Kogut. Assim, estavam fazendo a SIC registrar recordes negativos, o que fez com que a exibição do folhetim fosse alterada de horário para uma faixa menos nobre, tentando amenizar o prejuízo.

Grazi Massafera (Lívia) e Fábio Assunção (Heitor) em Negócio da China (Foto: Divulgação/TV Globo)

Sem chance: 6 novelas problemáticas que a Globo não vai reprisar de jeito nenhum

Segundo Sol: Beto fica em choque ao descobrir que Karola está grávida dele

Globo define Emílio Dantas para viver D. Pedro II em Nos Tempos do Imperador

CompartilharTweetEnviar

🔥 Veja também

Grazi Massafera (Lívia) e Fábio Assunção (Heitor) em Negócio da China (Foto: Divulgação/TV Globo)
Globo

Sem chance: 6 novelas problemáticas que a Globo não vai reprisar de jeito nenhum

Segundo Sol: Beto fica em choque ao descobrir que Karola está grávida dele
Globo

Globo define Emílio Dantas para viver D. Pedro II em Nos Tempos do Imperador

Beto Falcão em cena de Segundo Sol (Foto: Reprodução)
Destaque

Emilio Dantas, Beto de Segundo Sol, muda radicalmente o visual e choca fãs

Saiba detalhes
José Alfredo descobre podre de filho (Foto: Reprodução)

Zé Alfredo descobre que José Pedro e Fabrício Malgaço são a mesma pessoa e reage de forma surreal

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • QUEM SOMOS
  • CONTATO
  • POLÍTICA EDITORIAL
  • PRIVACIDADE
  • TERMOS DE USO
COMUNICAR ERRO

© 2017 - 2025 - CA Comunicação Web Ltda. Todos os direitos reservados.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • INÍCIO
  • GLOBO
    • Vale Tudo
    • Dona de Mim
    • Êta Mundo Melhor
    • A Viagem
    • História de Amor
  • RECORD
    • Paulo, o Apóstolo
    • O Rico e Lazaro
  • SBT
    • A Caverna Encantada
    • As Filhas da Senhora Garcia
    • A Usurpadora
  • GLOBOPLAY NOVELAS
    • Roque Santeiro
    • Quatro por Quatro
    • Celebridade
    • Hercai
    • Caras e Bocas
    • Além do Tempo
  • CURIOSIDADES
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS

© 2017 - 2025 - CA Comunicação Web Ltda. Todos os direitos reservados.