De volta à tela da Globo na reprise de Alma Gêmea, em que interpreta a personagem Generosa, Lady Francisco teve uma morte trágica. A atriz faleceu em 2019 e perdeu a vida depois de tentar separar uma briga de cães enquanto passeava.
Leyde Chuquer Volla Borelli Francisco de Bourbon, conhecida popularmente como Lady Francisco, iniciou a carreira na televisão em 1972, na extinta TV Tupi. No ano seguinte, foi para a Globo, onde construiu quase toda a sua trajetória.
Esteve em novelas como Pecado Capital (1975), Baila Comigo (1981), Barriga de Aluguel (1990) e Por Amor (1997). Depois de passagem por Record e SBT no início dos anos 2000, voltou à Globo em Alma Gêmea (2005).
Após a novela das seis de Walcyr Carrasco, ainda participou de novelas como Duas Caras (2007), Cheias de Charme (2012) e o remake de Saramandaia (2013). Depois de uma rápida participação em Totalmente Demais (2015), retornou em Malhação: Vidas Brasileiras (2018), sua última novela.
Briga e tragédia
O desfecho trágico de Lady Francisco aconteceu depois que ela saiu para passear com seus cães de estimação em um parque do Rio de Janeiro. Defensora dos animais, ela tinha o costume de levar os pets para um passeio todos os dias no local.
Certo dia, no entanto, os cães da atriz se envolveram em uma briga com outros cachorros que estavam no lugar. Ao tentar separar, ela sofreu uma grave queda e teve uma fratura no fêmur que a fez ir parar no hospital.
Atriz morreu após complicações
Após a internação, a artista passou a apresentar problemas respiratórios e acabou indo parar na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Ela chegou a ter uma melhora em seu estado de saúde, mas algumas semanas depois um boletim médico revelou que seria necessário uma traqueostomia.
Lady Francisco morreu no dia 25 de maio de 2019, aos 84 anos, no Rio de Janeiro, depois de ficar internada por mais de 20 dias. Na ocasião, o boletim do hospital apontou que a causa da morte da atriz foi falência múltipla dos órgãos em decorrência de uma isquemia enteromesentérica (transtorno vascular agudo dos intestinos).