Quem acompanha Nos Tempos do Imperador desde o início deve saber sobre o romance às escondidas entre Dom Pedro II (Selton Mello) e Luísa (Mariana Ximenes). Com o passar dos capítulos, Teresa (Letícia Sabatella) acabou descobrindo tudo, assim como sua filha mais nova, Leopoldina (Bruna Griphao).
Apesar do escândalo, as duas mulheres guardaram o segredo para proteger a família. Mas, na reta final, quem descobrirá o caso será Isabel (Giulia Gayoso), que ficará descontrolada. A confusão terá início quando Dominique (Guilherme Cabral) brigar feio com a mãe e for procurar Tonico (Alexandre Nero) para pedir dinheiro para voltar à Europa.
O vilão, então, pedirá mais detalhes e descobrirá que Luísa bateu no filho após ele tentar abrir uma carta que chegou para ela. Desconfiado, o político terá a ideia de invadir a casa da Condessa e encontrará a caixa com todas as correspondências amorosas enviados por Dom Pedro II. No dia seguinte, ele irá até a Quinta para falar com o Imperador.
Veja também – Saiba mais detalhes sobre como se dará a vingança de Christian contra Elenice
Durante a conversa, Tonico exigirá que seja bem tratado, caso contrário publicará todas as declarações de amor de Dom Pedro II para a Condessa no jornal O Berro. Luísa aparecerá no exato momento e descobrirá que o político invadiu sua casa. Teresa também surgirá no local. Nesse momento, o vilão lerá alguns trechos das cartas em voz alta.
A situação piorará com o aparecimento surpresa de Isabel. A herdeira do trono perguntará se é verdade que o pai e a Condessa são amantes. Os dois ficarão constrangidos e tentarão desconversar, mas Tonico aproveitará o momento delicado para chantagear a família imperial e exigirá o fim das investigações contra ele.
ISABEL EXPULSA LUÍSA DA QUINTA
Em seguida, Gastão (Daniel Torres) expulsará Tonico da Quinta. Enquanto isso, Isabel exigirá explicações e Dom Pedro II assumirá a traição diante da filha. A princesa desmaiará na frente de todos. Ela será reanimada ao cheirar um pano com álcool e ao despertar, encarará Luísa e começará a detoná-la, deixando-a abalada.
Descontrolada, Isabel cai em prantos e partirá para cima de Luísa com toda a brutalidade. A princesa dirá vários desaforos com a mulher e fará questão de expulsá-la para sempre da Quinta. Nisso, a nobre deixará o espaço completamente, abatida. Dom Pedro II tentará interferir, mas será obrigado a se conter por causa da filha.