
Em Tieta, novela em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, Ascânio (Reginaldo Faria) ficará confuso com o fim repentino de seu relacionamento com Leonora (Lídia Brondi). Apesar de insistir em saber o motivo, ela evitará o assunto e inventará uma desculpa esfarrapada. Por outro lado, Arturzinho (Marcos Paulo) acabará desmascarando Leonora e revelará a Ascânio o passado da jovem como prostituta. Só então o personagem de Reginaldo Faria entenderá o verdadeiro motivo do término.
Tudo começará quando Ascânio descobrir que o coronel Artur (Ary Fontoura) ordenou a desapropriação do Mangue Seco. A partir disso, ele concluirá que Arturzinho está manipulando o coronel para conseguir instalar a Brastânio. Revoltado, Ascânio enfrentará Arturzinho e o ameaçará, prometendo revelar a toda a cidade o que sabe sobre suas intenções.
Em contrapartida, Arturzinho mostrará a Ascânio um recorte de jornal sobre a prisão de Leonora em São Paulo: “Traficante presa no aeroporto”. Em seguida, o mau-caráter encarará Ascânio com ironia: “Você reconhece a Leonora?”, provocará ele, que ameaçará contar para a cidade o passado de Leonora. Atônito, Ascânio exigirá saber como Arturzinho descobriu tudo aquilo. É então que o ricaço dará o golpe final: foi sua ex-esposa, Helena (Françoise Forton), quem investigou e trouxe à tona toda a história.
Nesse momento, Ascânio concluirá que Leonora terminou com ele por medo de que ele descobrisse seu passado. “Meu Deus do céu, eu não podia adivinhar… Leonora deve ter sofrido muito. Agora entendo por que Helena foi me visitar exatamente no dia em que Leonora foi embora. Ela queria se aproveitar do fato de eu estar magoado para tentar uma reaproximação”, desabafará.