Tieta (Betty Faria) retorna a Santana do Agreste em grande estilo depois de uma longa ausência em Tieta. Porém, sua volta não é nada tranquila e provoca reações intensas entre os moradores, especialmente aqueles com quem ela teve uma relação mais próxima no passado.
Ao chegar na cidade, Tieta é logo reconhecida por Tonha (Yoná Magalhães), que corre para abraçá-la, emocionada com o retorno. Carmosina (Arlete Salles) também se aproxima, e as duas amigas de longa data a recebem com muito carinho. Tieta, por sua vez, revela que sempre pensou nelas, mesmo durante o tempo em que esteve afastada.
Logo depois, Perpétua (Joana Fomm) chega e pergunta se Tieta ainda se lembra dela e do pai. Tieta, não perdendo a chance de brincar, observa o velho com seu inseparável cajado. Perpétua, então, convoca os outros moradores para ver se a forasteira ainda se recorda de todos, revelando que muitos acreditavam que Tieta havia morrido.
Com a chegada da mocinha à cidade, a missa na igreja é interrompida, e os fiéis saem para testemunhar o retorno da viajante. Perpétua, tentando aproveitar a situação, oferece sua casa para hospedar a irmã. Tieta, então, revela que ficou viúva e trouxe consigo a enteada, Leonora (Lídia Brondi), filha do comendador com quem ela se relacionou, e a apresenta a todos.
No entanto, Tieta fica surpresa ao descobrir que Perpétua agora é dona da casa onde ela viveu um romance tórrido com Lucas (Herson Capri) antes de ser expulsa da cidade. A beata coloca Tieta no mesmo quarto onde ela dormia com o médico, perguntando se a mocinha ainda se lembra daquele tempo. Tieta, sem hesitar, responde que sim.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Tieta
Preocupada com os sentimentos da amiga, Carmosina vai até a casa de Perpétua e pergunta se ela nunca mais encontrou Lucas. Tieta revela que ele foi o único homem que amou, mas que, depois de tanto procurá-lo, cansou da busca. A amiga, direta, pergunta se Tieta ainda alimenta o desejo de vingança pelas humilhações do passado, mas a mocinha desconversará.