Em Tieta, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos) morrerá, e Perpétua (Joana Fomm) tentará obrigar Tonha (Yoná Magalhães) a usar luto. No entanto, Tonha se recusará e, cansada de ser maltratada, dará dois tapas na megera, que desmaiará ao cair no chão. “Por mim e por Elisa (Tássia Camargo). A de Tieta (Betty Faria) eu fico devendo”, declarará a viúva.
A princípio, Tonha dirá que deseja aproveitar o tempo que lhe resta para compensar os anos perdidos vivendo miseravelmente ao lado de Zé Esteves. Perpétua, no entanto, a ofenderá, afirmando que nunca foi enganada por ela: “Você sempre foi igual a Tieta, queria seguir os passos dela na descaração. O problema é que você era frouxa demais, se borrava de medo do cajado do velho, senão seria igualzinha a Tieta”.
Tonha pedirá respeito a Perpétua, que rebaterá: “Se você quisesse ser respeitada não tirava o luto”. Depois, a víbora dirá que Tonha não vai ficar morando na casa de Tieta: “Você vai usar o luto até o dia da sua morte como eu! Eu não vou deixar você se perder”, gritará ela, segurando os braços da madrasta.
Por fim, a personagem de Yoná Magalhães tomará coragem para enfrentar Perpétua e dará dois tapas nela: “Por mim e por Elisa. A de Tieta eu vou ficar devendo”, disparará ela, olhando com raiva para a vilã desmaiada no chão.
Baseada na obra homônima de Jorge Amado e adaptada por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, Tieta tem no elenco principal nomes como os de Betty Faria, Joana Fomm, José Mayer, Reginaldo Faria, Armando Bógus, Lídia Brondi, Bemvindo Sequeira, Yoná Magalhães, Marcos Paulo, Arlete Salles, Paulo José, Ary Fontoura, Bete Mendes, Flávio Galvão, Otávio Augusto, Ana Lúcia Torre e Lilia Cabral.