Uma situação bastante desagradável será presenciada por Perpétua (Joana Fomm) nos próximos capítulos da reprise de Tieta, no Vale a Pena Ver de Novo. Isso porque a veterana dará de cara com Ricardo (Cássio Gabus Mendes) na mesma cama que Tieta (Betty Faria), assim que chegar à casa da irmã. Na ocasião, a vilã terá a audácia de acusar a parente de querer manchar novamente o nome da família, justamente por se lembrar do escândalo que levou Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos) a expulsá-la da cidade quando era jovem.
Tudo terá início quando a personagem de Joana Fomm entrar no local como quem não quer nada, invadir o quarto da irmã e avistar uma pessoa na cama. Ainda sem saber de quem se trata, Perpétua disparará: “Quenga maldita! Você quer estragar de novo o nome da família? Vai ver que esse daí na tua cama tem dona. Mas eu vou descobrir o nome do seu macho e vou gritar para a cidade inteirinha o pecado de vocês”.
Será somente depois que a religiosa puxará o lençol da tal pessoa e se assustará com a identidade dela. Nessa hora, Perpétua ficará zonza e passará a delirar ao afirmar estar cega com a cena em questão. Logo após, Ricardo não pensará duas vezes antes de fugir dali. Enquanto isso, a megera seguirá com o seu delírio, dizendo que não está se sentindo bem.
Já mais tarde, quando chegar em casa, vai surpreender o herdeiro ao dizer que perdeu a visão. A partir daí, ninguém realmente entenderá se ela viu ou não Ricardo na cama com Tieta ou se ela fingiu a situação por não aceitar o que o filho fez. “Meu filho, eu perdi a visão”, soltará a falsa moralista, o tempo todo. Contudo, Bento vai assegurar que a mulher está bem, e Tieta logo tratará de acalmá-la com um remédio.