
Bafo de Bode (Bemvindo Sequeira) é um dos personagens mais marcantes de Tieta. Junto com figuras como Tieta (Betty Faria), Perpétua (Joana Fomm) e a misteriosa Mulher de Branco, ele conquistou o público com sua presença irreverente e sua habilidade em espalhar fofocas por Santana do Agreste. E a trajetória do personagem na novela se tornou ainda mais inesquecível pelo seu final surpreendente.
Bafo de Bode é conhecido pela sua sujeira e pela mania de invadir as casas dos moradores da cidade. Além disso, está envolvido em praticamente tudo o que acontece no vilarejo, sempre se destacando com seu comportamento espalhafatoso e, muitas vezes, até cômico.
Embora essa versão tenha sido tratada com humor na novela, no romance original Tieta do Agreste, de Jorge Amado, sua figura é bem diferente. No livro, Bafo de Bode é descrito como o “dono de Mangue Seco”, uma função que, na adaptação para a TV, foi repassada a outros personagens.
Nos capítulos finais da novela, o personagem surpreende a todos com uma transformação radical. Ele se torna evangélico, abandona o alcoolismo e aparece totalmente renovado, com um visual limpo e saudável. Essa mudança inesperada não só impacta os outros personagens, mas também pegou o próprio elenco da trama de surpresa.
Em um vídeo de 2021 no YouTube, Bemvindo Sequeira contou que o grande sucesso de Bafo de Bode foi um dos principais motivos para sua permanência até o final da novela. Inicialmente, o personagem tinha um destino trágico, mas devido à grande aceitação do público, a produção decidiu mudar o rumo da história, proporcionando ao personagem um final transformador.
➡️ Veja também: resumo dos próximos capítulos de Tieta
Baseada na obra homônima de Jorge Amado e adaptada por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, Tieta tem no elenco principal nomes como os de Betty Faria, Joana Fomm, José Mayer, Reginaldo Faria, Armando Bógus, Lídia Brondi, Bemvindo Sequeira, Yoná Magalhães, Marcos Paulo, Arlete Salles, Paulo José, Ary Fontoura, Bete Mendes, Flávio Galvão, Otávio Augusto, Ana Lúcia Torre e Lilia Cabral.