Em Tieta, novela em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, Tieta (Betty Faria) descobrirá que todo o dinheiro que enviava para Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos) estava guardado dentro do colchão do veterano. No entanto, ela o matará do coração ao revelar que o dinheiro não tem mais valor: “Há um ano ainda valia, agora, com a inflação…”, dirá.
Tudo começará com um acerto de contas entre Zé Esteves e Tieta sobre o passado. O veterano admitirá que, embora tenha expulsado a filha de Santana do Agreste de forma humilhante, ficou profundamente abalado, pois não suportava vê-la se relacionando com os homens da cidade. Arrependido, o personagem de Sebastião Vasconcelos implorará pelo perdão de Tieta e por uma chance de reconciliação. No entanto, vingativa, ela se recusará a perdoá-lo.
Descontrolado, Zé Esteves começará a rasgar o colchão do seu quarto, jogando para cima todo o dinheiro que Tieta o enviava mensalmente. “Tá aqui! Todo o dinheiro que você me mandou. Olha aqui, eu estou te devolvendo. Leva!”, gritará ele, deixando Tieta chocada. Em seguida, ela chocará o homem ao fazer uma revelação. “Não vale nada, é só papel… há um ano ainda valia, agora, com a inflação… Ai, pai, tudo isso aqui o senhor não consegue nem comprar a sua miséria”, completará.
Por alguns instantes, Zé ficará paralisado, completamente incrédulo. Avarento, todo o seu esforço de guardar dinheiro não serviu de nada. “Quer dizer que tudo foi em vão?”, perguntará ele. Tieta, então, olhará para Zé e dirá que tem muita pena dele. Arrasado, Zé Esteves terá um delírio e morrerá.